[IAB homenageia Silvia Cerqueira com Medalha Esperança Garcia]

IAB homenageia Silvia Cerqueira com Medalha Esperança Garcia

Na última sexta-feira (17), a conselheira federal da OAB pela Bahia Silvia Cerqueira foi homenageada no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio de Janeiro, onde recebeu o conjunto de medalhas Esperança Garcia. A comenda carrega o nome da mulher reconhecida como primeira advogada do Brasil, é conferida a mulheres que atuam na defesa dos direitos humanos e lutam pela equidade de gênero e raça e foi entregue durante o evento "Esperança Garcia, legado de potência e resistência antirracista", promovido pelo IAB. A atuação da conselheira da OAB Silvia Cerqueira em defesa das mulheres e das pessoas negras foi exaltada durante a cerimônia

No evento, Silvia Cerqueira foi escolhida para descerrar o desenho de Esperança Garcia, inaugurado pelo IAB. A obra, de autoria do artista plástico piauiense Clauberto Antonio dos Santos, conterrâneo da advogada pioneira, traz uma representação inédita de Esperança, que foi escravizada no século XVIII e escreveu uma petição ao então governador do Piauí denunciando os maus-tratos sofridos por sua família. Em 2022, com a recuperação da carta, o Conselho Federal da OAB concedeu a Esperança o título de primeira advogada brasileira. O reconhecimento foi feito a partir de um pedido apresentado pela conselheira or Silvia Cerqueira e pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, que acompanhou a cerimônia no plenário virtual do IAB.

Conduzindo o evento, o presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches, afirmou que o desenho de Esperança tinha que ser descerrado por uma personalidade simbólica na luta pela igualdade racial, como é Silvia Cerqueira: "É uma felicidade poder fazer isso na presença dela, que tem um longo trabalho pela consolidação de Esperança como esse personagem tão importante para a sociedade brasileira e para a história do movimento negro, da luta contra o racismo e de toda a agenda voltada à preservação da dignidade humana".

Em sua fala, Silvia Cerqueira afirmou que receber tal homenagem da Casa de Montezuma representa um dos momentos mais significativos de sua carreira. “Essa foi mais uma importante ação realizada com o objetivo de reparar o apagamento histórico feito pela sociedade brasileira. Graças ao processo de escravidão, são retirados do panteão da história nacional heroínas e heróis negros: advogados, engenheiros, médicos e outros profissionais que exerceram suas funções com destaque, contudo não tiveram o devido registro e não puderam fazer parte da memória deste País”, destacou a advogada.

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, parabenizou Silvia Cerqueira pela "justa homenagem" e destacou “a atuação constante, qualificada e sempre muito combativa da colega Silvia Cerqueira nas questões de raça e gênero, em especial no seio da advocacia". "Nada mais justo que a colega Silvia Cerqueira, que tanto se empenhou pelo reconhecimento de Esperança Garcia como primeira advogada do país, seja homenageada agora com a comenda que leva o seu nome".

Fonte: Com informações do IAB