Decano da OAB acusa senador Sarney de antirepublicano e de esconder crise

Maceió (AL), 19/06/2009 - O decano do Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Antonio Oneildo Ferreira, que preside a OAB de Roraima, ao falar hoje (19) na abertura da sessão desse órgão fez duras críticas ao comportamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e propôs que a entidade faça uma profunda reflexão sobre os escândalos que vem ocorrendo naquela Casa Legislativa para os encaminhamentos judiciais que julgar necessários. Para Oneildo, em suas respostas à crise no Senado, "Sarney se tem colocado, pretensiosamente, acima das instituições republicanas e se julgado imune a questionamentos relativos a decoro e à conduta ética, invocando sua biografia".

Falando em nome dos 27 colegas da entidade, na abertura do encontro, o decano dos Presidentes de Conselhos Seccionais da OAB afirmou, ainda, que o senador Sarney "tem abusado da nossa mais elementar inteligência, quando tenta esconder a crise e diz que não tinha conhecimento ou que nada tem a ver com os atos secretos editados pela Mesa do Senado, da mesma forma que afirmou desconhecer que tinha parentes empregados na Casa por esses atos antirepublicanos". Para ele, a crise, ao contrário do que afirmou o senador em discurso esta semana, "não é só do Senado, mas também do Sarney".

Oneildo Ferreira sustentou que a sociedade civil brasileira está hoje preocupada e estarrecida com esse comportamento do presidente do Senado, que, com sua estratégia para esvaziar a crise, se exime de responsabilidades pelos problemas, apoiando-se na imunidade parlamentar e invocando a autobiografia. "Uma atitude nada republicana", disse o decano. Ele propôs ao Conselho Federal da OAB o exame da crise de credibilidade do Parlamento, por considerar esse fato "da maior gravidade".