[Daniela Borges marca presença na posse da nova diretoria da OAB de Luís Eduardo Magalhães]

Solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), na sede da Subseção

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, participou da posse da nova diretoria da Subseção de Luís Eduardo Magalhães. Nos próximos três anos, a entidade do oeste baiano será comandada pelo presidente Arthur Granich, pela vice-presidente Bruna Gonsiorkiewicz, pela secretária-geral Letícia Lasmar, pelo secretário-geral adjunto Rafael Mezzalira e pela tesoureira Betânia Vasconcelos.

Estiveram presentes ainda o tesoureiro da Seccional, Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto, Ubirajara Ávila, o conselheiro federal Luiz Viana e o presidente da Caixa de Assistência, Maurício Leahy. Além de Sandra Dourado, presidente da OAB de Bom Jesus da Lapa, Antônio Lisboa, presidente da Subseção de Santa Maria da Vitória, o secretário adjunto da OAB de Barreiras, Daniel Nogueira, os representantes de Luís Eduardo Magalhães no Conselho Seccional Alessandro Brandão e Mariane Coneglian, autoridades públicas e os ex-presidentes da Subseção Gilvan Antunes de Almeida e Carlos César Cabrini.

De acordo com Daniela, estar presente na posse é uma forma de reafirmar o compromisso da Seccional com a advocacia do interior. "Temos um compromisso com esses colegas que formam essa advocacia preparada, competente e que enfrenta os maiores desafios da crise do Judiciário. Sei que juntos e firmes vamos superar todos esses problemas", disse.

Ainda segundo a presidenta, é fundamental que a Ordem pense todos os seus projetos e atuação na perspectiva das ações e compromissos com a advocacia. Ela apontou ainda que a posse marca o início de um novo ciclo. "É um renovar de votos e compromissos e é um pensar o futuro a partir de uma história".

Arthur Granich destacou o bom trabalho que vem sendo feito pelos gestores da Subseção de Luís Eduardo Magalhães nos últimos anos, sobretudo no triênio passado marcado pela pandemia do novo coronavírus. "Apesar das intempéries, tivemos conquistas importantes em Luís Eduardo, como a realização de cursos enquanto foi possível, contratação de servidores pelo Judiciário e a mudança da comarca para entrância final", disse.

Granich lembrou ainda das medidas que facilitaram o recebimento de alvarás e a implantação do alvará eletrônico em Luís Eduardo. "Viabilizamos medidas urgentíssimas e necessárias para o exercício da advocacia e continuaremos na luta para reverter a situação caótica do Judiciário na região, pois temos muito a fazer pela classe".

Para Luiz Viana, esse é um momento muito importante. Afinal de contas, demonstra a união da OAB da Bahia na luta pela valorização da advocacia baiana. "Viemos hoje para a região Oeste acompanhando Daniela Borges para prestigiar o presidente Arthur Granich e toda a sua Diretoria que toma posse para liderar essa grande Subseção", afirmou.

O tesoureiro Hermes Hilarião destacou a importância do trabalho em conjunto para fortalecer a classe. "Estaremos em todas as subseções da Bahia trabalhando lado a lado ao longo desses três anos, sempre somando forças com os colegas do interior do nosso estado", disse.

Nesse mesmo sentido, o secretário-geral adjunto, Ubirajara Ávila, frisou a necessidade do sistema OAB estar cada vez mais voltado às questões que atingem a advocacia do interior do estado. "Lutamos pela valorização da profissão, defesa das prerrogativas e interiorização do nosso sistema para defender os nossos colegas".

Assim como a Seccional, a Caixa de Assistência também se fez presente na posse e reafirmou o compromisso de levar para os colegas do interior todos os serviços presentes na capital. "Depois de já ter participado como diretor da CAAB e da OAB-BA, hoje tenho a honra de retornar à Caixa como presidente. Essa é uma responsabilidade muito grande e nós pretendemos ter uma gestão exitosa na capital e no interior da Bahia", afirmou o presidente da CAAB, Maurício Leahy.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA