Cléa Carpi recebe amanhã Prêmio Bertha Lutz no Plenário do Senado

Brasília, 04/03/2009 - A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Carpi da Rocha, receberá às 10h de amanhã (05), no Plenário do Senado, o Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido a cinco personalidades femininas que prestaram relevante serviço na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero em 2008. A entrega do prêmio é parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher - comemorado oficialmente em 8 de março. O ofício informando do recebimento do prêmio foi enviado à secretária-geral da OAB pelo presidente do Senado Federal, José Sarney. O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, estará presente à homenagem.
Além da diretora da OAB Nacional, serão agraciadas a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; e a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual ContraCrianças e Adolescentes.

Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz elege anualmente cinco mulheres que tenham se destacado em atividades de defesa dos direitos e valorização da mulher. Em 2008, foram 55 as indicações. Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo em 2 de agosto de 1894 e liderou a luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, tendo sido responsável pela aprovação da legislação que garantiu os direitos políticos ao segmento feminino, entre os quais o de votar e o de ser votado. Ela faleceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1976.

A presidente do Conselho, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), informou que os currículos de 55 indicadas foram enviados aos senadores do conselho para que selecionassem cinco. A senadora ressaltou que foi difícil fazer a seleção porque todas as mulheres indicadas são "grandes nomes", que desempenham importante papel social no país.

O conselho também homenageará in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga, Ruth Cardoso, que morreu em 24 de junho de 2008. Dona Ruth - como era mais conhecida - criou o Conselho da Comunidade Solidária, programa que visava a alfabetização, capacitação e produção de artesanato solidário.