[Candidatos à prefeitura participam de debate da ABI/OAB-BA]

Candidatos à prefeitura participam de debate da ABI/OAB-BA

Esta foi a primeira vez que as instituições promoveram um evento desta natureza

A Associação Bahiana de Impresa (ABI) e a OAB da Bahia realizaram o último debate entre os candidatos à prefeitura de Salvador. O encontro aconteceu no auditório Samuel Celestino, edifício-sede da ABI, na noite desta quarta-feira (4). Esta foi a primeira vez que ABI e OAB-BA promoveram um evento desta natureza, que ganhou ainda mais importância com o cancelamento de alguns debates televisivos por conta da pandemia do novo coronavírus.

O debate homenageou o jornalista Samuel Celestino, ex-presidente da Diretoria Executiva e da Assembleia Geral da ABI e um dos grandes nome do jornalismo político baiano. A mediação ficou por conta da jornalista Suely Temporal, integrante do Conselho Consultivo da ABI, enquanto a comissão julgadora dos pedidos de direito de resposta foi composta pelos advogados Cínzia Barreto, João Rosa e Lara Soares, conselheiros da OAB-BA.

Estiveram presentes no debate os candidatos Celsinho Cotrim, Cezar Leite, Hilton Coelho, João Bacelar, Major Denice, Olívia Santana, pastor sargento Isidório e Rodrigo Pereira. O candidato Bruno Reis não esteve presente e, através da sua assessoria, justificou a ausência por problemas de agenda, pois na mesma data e horário do debate participaria, dentre outros compromissos, de um encontro com líderes religiosos do segmento evangélico.

Os candidatos agradeceram à Associação Bahiana de Imprensa e à OAB da Bahia pela realização do debate e por proporcionar a troca de ideias nesse momento tão importante para a democracia da nossa cidade.

De acordo com o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, o debate entre os candidatos é uma excelente oportunidade para se discutir ideias, propostas e assim permitir que o eleitor soteropolitano possa escolher de maneira mais segura em quem irá votar no dia 15 de novembro. "O debate eleitoral é um instrumento da democracia, e a democracia foi a grande vencedora da noite", disse.

Ernesto Marques, presidente da ABI, reforçou a importância desses eventos para o fortalecimento do processo eleitoral democrático. "O debate tem sempre muita importância e com um bom debate a cidade sai ganhando e a democracia vence sempre", destacou Ernesto Marques.

Além da OAB-BA e ABI, o debate foi transmitido pela TVE Bahia e contou com a participação de jornalistas da Rádio Educadora, Rádio Excelsior, Grupo Metrópole, Jornal Tribuna da Bahia, Jornal A Tarde, Jornal Correio, e dos sites Bahia Notícias, Bahia.ba, Bahia Jornal, BNews, Caderno de Notícias, Muito Informação, Política Livre, Salvador Notícias e Varela Notícias.

Foto: Divulgação/ABI