[Campanha Protagonismo Negro emociona advocacia e é destaque em redes sociais]

Campanha Protagonismo Negro emociona advocacia e é destaque em redes sociais

Ação foi desenvolvida com fotos e frases de 49 funcionários da OAB-BA em homenagem ao Mês da Consciência Negra

"Não consegui segurar as lágrimas". Esta foi a reação de Juliana Alves, funcionária da Gerência Administrativa da OAB da Bahia, ao ver ganhar corpo um projeto que ajudou a idealizar: a campanha Protagonismo Negro.

Desenvolvida pela seccional, por meio da Secretária-Geral, Marilda Sampaio, a ação nasceu da inquietude de Juliana, Laís Furtado e Deise Paixão, funcionárias da Gerência Administrativa, em homenagem ao Mês da Consciência Negra.

Durante todo mês de novembro, fotos e frases de 49 funcionários negros da OAB-BA rodaram as redes sociais com o propósito de mostrar à advocacia, funcionários e quem mais tivesse on-line a importância da representatividade negra.

"Nossa proposta foi fortalecer elos e perceber como pode ser representativa e significativa a história do nosso colega, afinal de contas a OAB-BA carrega em si a força da união e o desejo de mudança por uma sociedade mais justa", explicou Juliana, que também emprestou rosto e voz à ação.

Para além da conscientização nas redes, a campanha também teve como proposta levar para a sociedade a reflexão de uma prática que já acontece na Ordem: a ocupação de negros em espaços de destaque.

Segundo a gerente administrativa e também idealizadora da ação, Laís Furtado, é expressivo o número de setores da entidade chefiados por funcionários negros, a exemplo do Centro de Processamento de Dados (CPD), Recursos Humanos, Sociedades de Advogados e Setores de Protocolo, Administrativo e Presidência.

"Juntos, esses funcionários, com seu merecimento e comprometimento, formam a riqueza da OAB e, por isso, queríamos que tivessem o protagonismo merecido. Queríamos que eles se vissem no rosto da Ordem", disse Laís.

Repercussão e adesão

Das redes sociais, Protagonismo Negro cresceu e ganhou visibilidade e apoiadores importantes, como a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Escola Superior de Advocacia (ESA-BA), subseções da OAB-BA e a diretoria da seccional.

Principal responsável pela viabilização do projeto, a diretora Marilda Sampaio disse que abraçou a campanha como forma de ratificar a diversidade da Ordem.

"Somos uma instituição plural, que prega a diversidade, e não poderia ser diferente na prática. Para além do nosso discurso, contamos com excelentes profissionais, que, independentemente da cor, estão lá, por sua competência, por meritocracia, porque merecem estar. Então precisávamos destacar o protagonismo deles", reforçou a secretária-geral.

Outro entusiasta da iniciativa foi o presidente da seccional, Fabrício Castro, que disse que chegou a chorar com ação e ressaltou a importância da construção de uma agenda positiva diante de notícias trágicas.

"Diariamente, somos massacrados por notícias alarmantes de racismo e violência contra pessoas negras. Ações como esta, portanto, merecem destaque. Foi de chorar. Eu me emocionei várias vezes", pontuou o presidente.

Para Deise Paixão, idealizadora e protagonista do projeto,  foi “emocionante demais ver os colegas de trabalho abraçando uma causa tão nobre”. “Esse movimento me fez entender como podemos ser unidos e fortes para enfrentarmos todo e qualquer preconceito do nosso cotidiano", concluiu.