[OAB-BA realiza reunião de tesoureiros das subseções]

OAB-BA realiza reunião de tesoureiros das subseções

Encontro contou com a participação do controlador do Conselho Federal, Alberto Jones

A OAB da Bahia realizou nesta sexta-feira (18) uma reunião com as tesourarias das subseções. O encontro teve como objetivo apresentar práticas de eficiência, transparência e austeridade na gestão e debater outros aspectos relevantes para a manutenção da saúde financeira da instituição.

Presidido pelo tesoureiro seccional Hermes Hilarião, a reunião contou com a participação de todos os tesoureiros das subseções, do gerente de Controladoria do Conselho Federal da OAB, Alberto Jones Souza, colaboradores do Sistema OAB e diversos presidentes do interior.

Hermes destacou que a reunião foi extremamente produtiva e atendeu de maneira bastante significa os gestores das subseções. "Muito bom receber o controlador do Conselho Federal, Jones, e termos uma verdadeira aula sobre o Provimento 185 do CFOAB. Seguiremos trabalhando para manter a saúde financeira da OAB e, assim, com muita responsabilidade fazer os investimentos necessários para a advocacia baiana", disse.

Segundo Alberto Jones, as subseções são de grande importância no Sistema OAB, uma vez que acolhe e atende, de acordo com as suas atribuições legais, a advocacia em sua base de atuação. Por sua vez, integra a base estadual da Seccional correspondente, que jurisdiciona essas subseções nos termos do seu Regimento Interno e normas complementares.

Ele reforçou a iniciativa da OAB da Bahia de organizar encontros com os gestores do interior com a finalidade de destacar os fundamentos da gestão, bem como os esforços esperados de cada Subseção quanto à regularidade no fluxo de procedimentos operacionais.

"Indubitavelmente, esses esses esforços contribuirão de forma segura e eficiente para o aprimoramento do controle interno das subseções e, por decorrência, do próprio Conselho Seccional", disse.

A tesoureira da Subseção de Feira de Santana, Idyamara Brandão, parabenizou a iniciativa da OAB da Bahia com destaque para a apresentação de Alberto Jones sobre a prestação de conta e o Provimento 185/2018, onde ele esclareceu uma série de dúvidas dos gestores que estão iniciando o trabalho.

"São dúvidas que surgem a cada prestação de conta, a cada necessidade de reembolso. Falamos também dos programas SOS Advocacia e Fique em Dia, que por sinal teve o vencimento da cota única com parcelamento e desconto prorrogado até o final deste mês. Além do Anuidade Zero, que nós tesoureiros ainda tínhamos algumas dúvidas", destacou Idyamara.

De acordo com o presidente da Subseção de Jacobina, Alisson Fontes, a reunião foi extremamente importante para entender aspectos fundamentais da gestão, como quais as responsabilidades financeiras dos tesoureiros e como deve ser feita a prestação de contas dos serviços utilizados.

"Este diálogo entre a Seccional e as subseções é fundamental para o fortalecimento da Ordem e eu tenho certeza de que a partir deste alinhamento a instituição ficará cada vez mais forte financeiramente, o que proporcionará que mais serviços e investimentos sejam feitos em benefício de toda a advocacia na Bahia", disse Alisson Fontes.