Notícias

[Coronavírus: OAB-BA lança Cartilha de Biossegurança para a Advocacia ]

Coronavírus: OAB-BA lança Cartilha de Biossegurança para a Advocacia

O material traz orientações para a reabertura dos escritórios em meio à crise sanitária

A OAB da Bahia lançou, nesta segunda-feira (10), a Cartilha de Orientações de Biossegurança para Funcionamento dos Escritórios de Advocacia. O material traz cuidados indispensáveis para a reabertura dos escritórios de advocacia nesse momento que atravessamos a pandemia da Covid-19 e segue as orientações sanitárias dos órgãos competentes.

Clique AQUI para baixar a cartilha 

O documento é uma iniciativa da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB-BA e contou com os apoios da OAB Jovem, da Comissão de Sociedade de Advogados, da Comissão Especial do Advogado Associado e da Comissão de Direito Empresarial.

A cerimônia de lançamento aconteceu em reunião realizada virtualmente que contou com as presenças do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, do tesoureiro seccional, Hermes Hilarião, da presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, do presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, René Viana, do presidente da Comissão de Sociedade de Advogados, Ricardo Dantas, da presidente da Comissão Especial do Advogado Associado, Jéssica Coimbra, do presidente da Comissão de Direito Empresarial, Gustavo Gois, além de conselheiros e outros integrantes do sistema OAB.   

Fabrício Castro frisou que a pandemia da Covid-19 é um desafio pessoal, profissional e institucional onde a Ordem tem demonstrado sua capacidade de ser reativa. Assim, os serviços da OAB-BA estão funcionando e as comissões estão trabalhando de maneira incessante. 

"Nosso desafio agora é a retomada. Estamos convivendo com a pandemia, mas precisamos conviver com segurança. Não podemos botar vidas e fico muito feliz quando vejo a OAB-BA lançar uma cartilha que vai atender a todos que estão atuando nos escritórios e permitir que tenhamos uma coerência, pois o que a gente pede ao Poder Judiciário é o que devemos fazer na nossa casa", frisou.

Para Hermes Hilarião, a iniciativa da Comissão de Direito Médico e da Saúde veio num momento muito importante e todos os envolvidos no projeto estão de parabéns. "Estamos voltando às atividades de maneira gradual e essa cartilha vai servir para todos nós. As comissões são o coração da Ordem e eu tenho certeza que esse trabalho ficará para a história", disse.

Victor Gurgel destacou que a pandemia fortaleceu o trabalho interdisciplinar das comissões. "Isso tem sido importantíssimo e agora a gente precisa se unir cada vez mais. Desejo que Deus nos dê sabedoria para a gente avançar de mãos dadas e superar esse momento".

Vamos multiplicar
René Viana destacou a importância da cartilha ser divulgada entre os colegas, pois dessa forma mais escritórios poderão adotar as medidas e biossegurança e todos vão sair ganhando. Ele frisou ainda a necessidade de se seguir essas orientações para evitar que atividade advocatícia se transforme numa disseminadora de casos da Covid-19.

"Esse é um projeto feito a muitas mãos onde contamos com valorosos colegas que se comprometeram de forma muito intensa a realizar esse trabalho. É uma grande satisfação contar com a confiança e o apoio de vocês e garanto que não faltará empenho da minha parte para o trabalho".

De acordo com Sarah Barros, o retorno às atividades é um pedido de grande parte da classe que vem atravessando problemas financeiros e a cartilha vem servir de guia nessa retomada. "É importante que todos possam ler esse material, seguir as normas e assim contribuir para a retomada segura dos trabalhos".

OAB-BA ao lado da classe
A Cartilha de Biossegurança é mais uma forma da Seccional estar ao lado da classe nesse momento tão conturbado. "Estamos preocupados em atender nossos clientes e auxiliar nossos colegas seguindo os protocolos de saúde para assim trazer um benefício aos escritórios", afirmou Jéssica Coimbra.

Além do rico conteúdo, a produção da cartilha teve a preocupação de apresentá-lo de maneira clara, objetiva e bem diagramada. "Fizemos uma pesquisa vasta para desenvolver um material que ficasse bom de ler. No final das contas, o trabalho ficou muito bonito", frisou Ricardo Dantas.

Gustavo Góis destacou que a cartilha foi lançada no mesmo dia em que a cidade de Salvador iniciou a retomada de uma série de serviços. "A cartilha vem nesse momento. Com esse material, mostramos as medidas que precisam ser adotadas para não disseminar o vírus durante a atividade jurídica".