Notícias

[OAB na TV discute direito à saúde]

OAB na TV discute direito à saúde

O programa recebeu o presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, René Viana

O presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, René Viana, foi o entrevistado do OAB na TV desta semana. A pauta foi Direito à saúde. A gravação da entrevista aconteceu nesta terça (28), mas o programa só vai ao ar nesta quinta (30), às 13h30, na TV ALBA - pelo canal aberto 12.2, canal 16 da NET ou site da ALBA.

René abriu a entrevista falando sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma conquista coletiva e de que não se pode abrir mão. "O SUS nasceu a partir da promulgação da Constituição Federal e trouxe um sistema de saúde gratuito, universal e igualitário para o Brasil", destacou.

Sobre o acesso da população ao SUS, o entrevistado destacou que é dever da União, Estados e Municípios garantir assistência à saúde, cada um com sua parcela de contribuição e considerando as diferentes realidades existentes no país.  

Em relação à disseminação de fake news, René disse que as mentiras, por si só, já são um desserviço à sociedade, mas que, quando utilizadas na área da saúde, podem conduzir à perda de vidas humanas. 

Para exemplificar, René citou a divulgação de fake news durante a pandemia para estimular o uso de medicamentos sem comprovação científica e destacou a necessidade de a população abrir os olhos para conferir se as fontes das notícias têm credibilidade.

O entrevistado falou, ainda, sobre a autonomia do paciente como a capacidade de ele se submeter ou não a determinado tratamento. "Mas para que a gente chegue a essa fase, precisamos checar uma série de requisitos", pontuou. 

O OAB na TV é reprisado às segundas, às 10h, quartas, às 14h30, e sextas, às 10h.