Notícias

[OAB-BA entrega mais de 80 carteiras a jovens advogados e advogadas]

OAB-BA entrega mais de 80 carteiras a jovens advogados e advogadas

Cerimônia foi conduzida pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges

A  OAB da Bahia realizou, nesta segunda-feira (6), mais uma cerimônia de entrega de carteiras, oficializando o ingresso na profissão de 89 advogadas e advogados. A solenidade foi conduzida pela presidenta da Seccional, Daniela Borges, e contou com as presenças da vice-presidenta Christianne Gurgel, do diretor da CAAB Rene Viana, do diretor da ESA Diego Oliveira e da presidenta da CCJA, Sarah Barros.

Estiveram presentes, ainda, Marinho Soares, presidente da Comissão Especial de Direito Militar, Antonio Lizardo Júinior, membro do Tribunal de Ética e Disciplina, Renan Alcântara, membro da Comissão Especial dos Advogados Associados, e o professor Samuel Vida, orador responsável pelo discurso de recepção dos novos advogados e advogadas.

Emocionada, a presidenta Daniela Borges deu as boas-vindas aos novos colegas apresentando os órgãos que compõem a Ordem dos Advogados do Brasil e convidando os jovens advogados e advogadas fazerem parte da história construída pela OAB: "A OAB é a entidade que mais se dedica a realizações em prol dos seus associados, e ela só pode fazer isto porque conta com o trabalho de voluntários. A OAB é a história de advogados e advogadas que trabalham por essa instituição há 90 anos, fortalecendo a advocacia baiana."

A presidenta também destacou o esforço individual na conquista da carteira: "São muitos percalços, mas desejo a vocês que não falte a coragem persistir e se dedicar, diariamente, ao compromisso de promoção e busca pela efetividade dos direitos. A advocacia é função essencial à busca da Justiça, e não não há Justiça sem a presença de advogados e advogadas fazendo o seu trabalho", completou.

Orador da cerimônia que aconteceu na sede da OAB, o professor Samuel Vida ressaltou o espaço reservado à advocacia no corpo social: "Nós estamos em um momento delicado, mas essencial, para construirmos uma sociedade capaz de acolher os diversos perfis e expectativas num processo permanente de negociação que produza e assegure o exercício da cidadania. E a advocacia é um dos lugares privilegiados para alcançar a tranquilidade institucional e social que o país tanto almeja". 

O professor Samuel Vida reforçou, ainda, a posição institucional dos novos profissionais: "A partir de agora, as jovens advogadas e advogados tem a mesma estatura institucional e relevância sistêmica que os outros membros do sistema de Justiça, como juízes e promotores; não se esqueçam disso", destacou.

 

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA