Comissão da Câmara investiga assassinato de membro da OAB de PE

Brasília, 27/01/2009 - A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados vai acompanhar as investigações do assassinato do advogado Manoel Bezerra da Mota Neto,  membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e assessor do deputado Fernando Ferro (PT-PE). O crime aconteceu no sábado (24) na praia de Marisco, município de Pitimbu, litoral sul da Paraíba. Manoel Bezerra foi enterrado no domingo na cidade de Itambé em Pernambuco. Em razão da gravidade do fato, o presidente nacional da (OAB, Cezar Britto, solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, a indicação de um delegado especial da Polícia Federal para acompanhar o caso.
Em nota oficial, a Comissão destacou que a Câmara tem o compromisso político de atuar para que este crime não fique impune. Também pede proteção da Polícia Federal para o deputado Luiz Couto (PT-PB), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grupos de Extermínio. Luiz Couto lamentou a morte de Manoel Bezerra e creditou o crime ao descaso com que o governo do estado vem tratando as denúncias da existência desses grupos dentro das polícias civil e militar.

O presidente da CDH, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), destacou que Manoel Bezerra foi peça importante na denúncia da existência de grupos de extermínio na CPI dos Grupos de Extermínio.