Notícias

[ Vice-presidenta da OAB da Bahia participa de abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa]

Vice-presidenta da OAB da Bahia participa de abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Iniciativa busca concentrar julgamento de processos por violência doméstica e ampliar debate sobre o tema

Nesta segunda-feira (20) a vice-presidenta da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, participou da abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa que visa dar efetividade à Lei Maria da Penha ao concentrar o julgamento de processos que envolvem violência doméstica. A solenidade aconteceu no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A semana tem como tema "Eu-mulher: fêmea-matriz e força-motriz contra violências institucionais. Em direção a um novo dia de intensa claridade, eu me levanto – mulheres contra o patriarcado estrutural".

Gurgel representou a seccional no evento e integrou a mesa de abertura juntamente com outras autoridades como a desembargadora Nágila Brito; as secretárias de políticas para mulheres estadual e municipal, Elisângela Araújo e Fernanda Lordelo, respectivamente, dentre outras. 

“Este [o tema da violência doméstica] é um tema muito relevante e sensível e, sem dúvida,  muito importante que a abertura deste evento ocorra em um dia tão especial como hoje, que é o Dia da Consciência Negra. Não há mais como debater essas questões de forma isolada. É necessário que a gente faça o encontro de raça, gênero e violência. E, por isso, essa abertura se torna ainda mais simbólica. A OAB da Bahia está sempre pronta para, ao lados dos demais atores do sistema de Justiça, enfrentar estes desafios, afinal de contas os nossos propósitos são os mesmos”, discursou a vice-presidenta durante a cerimônia.  

A Semana da Justiça Pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que é realizada em parceria com os tribunais estaduais e acontece três vezes ao ano, em março, agosto e novembro.