Sucesso de público, II Conferência da Jovem Advocacia Baiana reuniu mais de 3 mil profissionais do direito no Centro de Convenções Salvador
Com sete salas simultâneas, evento teve mais de 70 painéis em dois dias de debates - além da conferência magna na noite da abertura com Gabriela Prioli.
Um evento com uma programação plural, diversa e representativa foi planejado pela OAB Bahia, por meio da OAB Jovem Bahia, para fomentar a atualização profissional e troca de experiências entre jovens advogados e jovens advogadas da Bahia. Com esse objetivo, a II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana teve sucesso de público com o registro de mais de 3 mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador, ao longo de três dias, de 5 a 7 de junho. Com 70 painéis em sete salas simultâneas e a participação de cerca de 300 palestrantes do estado e do Brasil, o evento se consagra como a maior Conferência estadual realizada pela instituição.
“O evento já entra para a história. Os painéis trouxeram os temas mais atuais relacionados ao dia a dia da advocacia. Para mim, o que fica de legado é o brilho nos olhos dos advogados e advogadas que participaram da Conferência. Eu vejo todos saíram daqui com muito entusiasmo, conhecimento, informação e com muito ânimo para viver a advocacia. Nós ficamos muito felizes porque a gente tem o compromisso de trabalhar pela jovem advocacia”, destaca a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges.
O sentimento de dever cumprido também foi compartilhado por Sarah Barros, presidente da OAB Jovem Bahia. “Fizemos história. A jovem advocacia baiana mostrou a sua força, a sua voz e, mais uma vez, lotou o Centro de Convenções. A jovem advocacia não é, única e exclusivamente, um advogado e uma advogada em início de carreira. Apesar de todas as suas peculiaridades, queremos tudo o que é inerente à advocacia. Nós estamos todos lutando pelo mesmo propósito: uma advocacia melhor, com as prerrogativas sendo respeitadas e um Judiciário célere. Este encontro serviu para a união e, acima de tudo, para o mesmo propósito que a advocacia tem. A jovem advocacia seguirá lutando para ter voz, vez e representatividade, sempre” afirmou Sarah Barros.
O coordenador geral do evento e diretor Tesoureiro da OAB Bahia, Hermes Hilarião, comentou sobre a responsabilidade envolvida na organização de um evento de tal magnitude. “Quando a gente idealizou e materializou o evento, eu confesso que nós não esperávamos toda essa magnitude e repercussão. O evento foi crescendo, a equipe foi se dedicando e aumentando a Conferência porque novas demandas foram surgindo. Esta é a maior Conferência da história da advocacia jovem da Bahia. Construímos um evento plural, democrático, representativo e com a participação de vários segmentos da advocacia. A ideia deste evento é construir um projeto coletivo” explica Hilarião.
Programação diversa - As diferentes discussões relacionadas ao Direito e que afetam diretamente a sociedade, como a reforma do Código Civil, o uso da Inteligência Artificial nos Tribunais, o envelhecimento populacional e seu impacto na Previdência Social, foram temas da II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana. O evento contemplou assuntos tradicionais da advocacia, como a Reforma Tributária, a temas como a Inteligência Artificial no meio jurídico - nesta edição, a Conferência teve como tema central "Advocacia, Inovação e os Desafios na Era da Inteligência Artificial".
Palestrantes renomados – Com uma programação diversa e representativa, a II Conferência contou com a palestra magna de abertura da advogada Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal pela USP, na noite da quarta-feira, 5 de junho.
Passaram pelo Centro de Convenções de Salvador autoridades do Judiciário e palestrantes renomados como o advogado, influenciador jurídico e professor Samer Agi; Fayda Belo, advogada criminalista, especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios; Rafael Gonçalves, especialista em Direito de Família e Sucessões; Camila Masera, advogada, especialista em Direito das Famílias, líder da maior comunidade familiarista do Brasil; Fredie Didier Júnior, conhecido por sua obra voltada ao Direito Processual Civil; e Fabíola Amorim, advogada cearense e professora de Prática Jurídica, dentre muitos outros profissionais de destaque na advocacia que puderam inspirar os jovens advogados e jovens advogadas.
Considerado um dos maiores eventos estaduais de atualização profissional da área jurídica, a conferência estadual é realizada a cada três anos. A primeira aconteceu em 2018. Em função da Covid-19, o evento não pôde ser realizado de forma presencial no triênio anterior - apenas encontros online.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)