Notícias

[

"Quando se prejudica o advogado, o maior prejudicado é quem ele defende", diz Tamíride Monteiro

A presidente da Comissão Permanente de Tecnologia e Informação foi a convidada do OAB em Pauta

O OAB em Pauta desta terça-feira (15), programa realizado em parceria da Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil com a Rádio ALBA, recebeu a presidente da Comissão Permanente de Tecnologia e Informação da OAB-BA e conselheira seccional, Tamíride Moonteiro, que traçou um panorama desse novo momento jurídico em tempos de pandemia.

O OAB em Pauta é apresentado por Luis Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e perfil no Instagram da OAB-BA, sempre às terça-feiras, às 9h30. Os programas também ficam disponíveis no formato de podcast nas principais plataformas de compartilhamento de áudio.  

Tamíride voltou a dizer que as mudanças que se acentuaram em função da pandemia do novo coronavírus já vêm sendo incorporadas à advocacia desde o início desta década, e que agora, definitivamente, vão precisar se abraçadas pela classe.  

"O processo judicial eletrônico, por exemplo, a gente vem trabalhando desde 2013. Eu, com o apoio da OAB-BA, estou dando aula para a classe ir se acostumando com essa nova forma de advogar. Acredito que para fortalecer minha profissão preciso fortalecer meus colegas", salientou.

A conselheira seccional frisou ainda que todo processo de mudança gera, em princípio, algum tipo de transtorno. No entanto, a partir do momento que essas atualizações vão sendo internalizadas, a tendência é que haja uma evolução. "Toda mudança gera trauma até que a gente se acostume com ela". 

Ela defendeu ainda que os tribunais de justiça, sobretudo nesse novo momento, precisam ouvir a advocacia e respeitar as prerrogativas da classe para que assim se garanta o justo processo legal. "Quando se prejudica o advogado, o maior prejudicado, na verdade, é a parte que ele defende, o jurisdicionado, que tem seu direito de defesa cerceado", concluiu.