[Posse do Conselho Seccional da OAB-BA acontece no dia 20 de janeiro]

Posse do Conselho Seccional da OAB-BA acontece no dia 20 de janeiro

A cerimônia será realizada em formato híbrido (presencial e on-line), com a necessária observação aos protocolos de segurança sanitária impostos pela pandemia

No dia 20 deste mês, acontece a solenidade de posse do Conselho Seccional da OAB-BA e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) para o triênio 2022-2024. A cerimônia será realizada às 18h30, em formato híbrido (presencial e on-line).

Diretores, conselheiros estaduais e federais participarão presencialmente da cerimônia no Centro de Convenções de Salvador, na Avenida Octávio Mangabeira, com a necessária observação aos protocolos de segurança sanitária impostos pela pandemia. As autoridades convidadas poderão participar de forma presencial ou remota. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal da OAB-BA no YouTube.

Para entrar no evento, é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação  completa contra a covid-19. Também é obrigatório o uso de máscara. A entrada será controlada sem filas ou aglomerações, respeitando a distância mímina de um metro entre as pessoas.

Esta é a primeira vez, em 90 anos, que a OAB-BA será comandada por uma mulher, a presidente Daniela Borges. Ao seu lado, Christianne Gurgel ocupa a vice-presidência da seccional. A dobradinha feminina é inédita na história nacional da Ordem.

"Essa será uma posse histórica e bastante simbólica para a classe. As mulheres estão na advocacia, e é nossa obrigação garantir as condições para que elas possam ocupar os espaços, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", disse Daniela.

Ao destacar que "a OAB da Bahia estreou a história nacional", Christianne Gurgel falou sobre a felicidade de fazer parte de uma gestão disruptiva. "A gente precisou viver 90 anos para ter uma presidente mulher na OAB-BA", reforçou.

A diretoria da OAB-BA conta, ainda, com a secretária-geral, Esmeralda Oliveira, o secretário adjunto, Ubirajara Ávila, e o tesoureiro, Hermes Hilarião.

Ainda na solenidade, será empossado o novo Conselho Seccional da OAB-BA, com metade das cadeiras ocupadas por mulheres e 30% por conselheiras e conselheiros negros, além de jovens advogadas e advogadas e representantes da advocacia do interior.

Também será empossada a nova diretoria da CAAB, composta pelo presidente Maurício Leahy, pela vice-presidente Cléia Costa, tesoureiro Filipe Abreu, secretária-geral Ilana Campos, secretário adjunto René Viana e pelos diretores suplentes, Vanessa Lopes, Juliana Camões e Marcos Bonfim.