Ophir destaca importância da substituição de documento de identidade do advogado

Brasília, 12/01/2009 - O diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Junior, destacou hoje (12) a importância de os advogados substituírem até o próximo dia 31 - prazo final aprovado pela entidade - seu atual documento de identificação pela nova carteira da OAB. O novo documento de identificação já traz em sua estrutura um chip que permite a certificação digital, sistema por meio do qual o advogado pode acessar todos os tribunais com mais segurança, e que será fundamental para que ele esteja conectado ao processo eletrônico que começa a se disseminar no Poder Judiciário, lembrou Ophir.

"A importância também de ser ter a nova carteira é o fato de que ela é um documento bem superior ao anterior, do ponto de vista dos requisitos da segurança e, do ponto de vista da estrutura física, é um documento mais apurado, mais resistente", observou o diretor do Conselho Federal da OAB. Ele acrescentou que, além dessas vantagens e de conter o chip que permite a certificação digital, a carteira nova continua sendo o documento  com o qual o advogado pode se identificar não só profissionalmente mas também em suas relações civis. "O mais importante é que o advogado possa utilizar na plenitude esse documento", disse.