[OAB Jovem realiza última sessão da gestão]

OAB Jovem realiza última sessão da gestão

Na reunião foi feita prestação de contas, lançamentos e homenagens

O Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) realizou, nesta sexta-feira (17), a última sessão do triênio 2019-2021. Além da Diretoria Jovem, estiveram presentes o presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, o tesoureiro, Hermes Hilarião, o conselheiro federal Antônio Adonias, a vice-presidente eleita, Christianne Gurgel, a secretária-geral eleita, Esmeralda Oliveira, e o vice-diretor da ESA, Luiz Gabriel.

Na reunião foram lançados três importantes projetos de fomento à formação da classe. O primeiro deles foi a segunda edição da Revista da Jovem Advocacia, que reúne diversos artigos produzidos ao longo dos últimos anos pelos grupos de estudo do Conselho Jovem. Além do conteúdo escrito, serão disponibilizados ainda vídeos com comentários sobre as publicações.

Outra novidade foi o Curso de Recesso de Prática da Jovem Advocacia. A partir do dia 20 de dezembro, serão disponibilizadas gratuitamente no site da ESA mais de 200 horas de aulas com conteúdos fundamentais para quem está ingressando na carreira. Além disso, o CCJA lançou o Minuto Publicidade, uma série de podcasts já disponibilizada no canal da OAB da Bahia no Youtube sobre o novo Provimento de Publicidade da OAB.

Prestação de contas
O diretor de planejamento do CCJA, Mailson Conceição, apresentou o relatório de atividades do triênio. Apesar da pandemia, a OAB Jovem realizou mais de 370 atividades ao longo desses três anos, formou 31 grupos de trabalho e suas atividades on-line tiveram mais de 51 mil visualizações.

Entre as ações, recebeu destaque o projeto Boa prova, que recepciona estudantes no dia do Exame da Ordem; o IV Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, que contou com mais de quatro mil inscritos e 94 palestrantes; a III Feira Baiana de Empreendedorismo Jurídico, que ocorreu dentro do IV Encontro Regional; o Júri Simulado; as Audiências Simuladas; além do programa Empreendedorismo em Foco.

Com o advento da pandemia, em março de 2020, houve a necessidade de adaptar as atividades para o formato on-line. Assim, foram realizadas duas edições do Congresso On-line da Jovem Advocacia Baiana; o Trocando Experiências, que colecionou mais de 20 mil visualizações no perfil da OAB Jovem no Instagram; o Advocacia na voz da Jovem Advocacia; o Falas Femininas; os Cursos de Iniciação, que tiveram mais de cinco mil participantes; a Maratona da Jovem Advocacia; e os debates sobre o Novo Provimento de Publicidade.

Conquistas
Mailson Conceição apontou ainda algumas das principais conquistas da Jovem Advocacia ao longo dos últimos três anos. Entre os principais pontos ele destacou a redução da cláusula de barreira, a aprovação do Plano de Valorização da Advocacia Associada, o convênio com a cooperativa de créditos Sicoob, além da aprovação do Provimento de Publicidade.

"Foram anos de muito trabalho, muitos desafios, mas nós concluímos a gestão com a sensação de dever cumprido", afirmou Mailson ao agradecer o apoio que recebeu da presidente Sarah Barros e de toda a OAB da Bahia ao longo da gestão.

O vice-presidente do CCJA, Lucas Macedo, frisou que as conquistas alcançadas pelo Conselho foi fruto do trabalho em equipe. "Todos que veem os nossos projetos sentem a sintonia que há na OAB Jovem", disse.

Para Manuela Iglesias, diretora de relações institucionais, sem essa construção coletiva e completa entrega de todos ao trabalho não seria possível construir um conselho forte. "Essa é uma lição que eu levo para a minha vida", completou.

Já o diretor de relacionamento com o interior, Leonardo Vieira, destacou a resiliência do grupo frente aos desafios impostos pela pandemia. "Mostramos que somos capazes de nos adaptar, mesmo nos momentos mais difíceis que enfrentamos".

Revolução
Desde 2013, com o início da primeira gestão do ex-presidente Luiz Viana, a jovem advocacia vem passando por uma verdadeira revolução. O hoje conselheiro federal Antônio Adonias, que presidiu a antiga Comissão da Jovem Advocacia, lembra o dia em que Hermes Hilarião e Luiz Gabriel chegaram à reunião da Comissão e pediram para participar. "Ali começou a mudança que nós vemos hoje", disse.

Esmeralda Oliveira, que acompanhou de perto todo esse processo, parabenizou a todos que fizeram e fazem essa história acontecer. "A jovem advocacia baiana é maioria esmagadora da classe e eu me sinto muito feliz e orgulhosa pelo trabalho de todos vocês".

Primeiro presidente do Conselho, Luiz Gabriel conta que ao longo desses anos o CCJA tem se notabilizado por unir os colegas entorno dos interesses coletivos e isso tem garantido que a Jovem Advocacia seja protagonista da sua própria história. "A vaidade nunca sobrepôs os interesses da OAB Jovem. Tudo aqui sempre foi feito com muito carinho, união e amizade".

Evolução
De acordo com Hermes Hilarião, tão importante quanto o trabalho do Conselho Consultivo tem sido o apoio da Diretoria Seccional às ações do CCJA. "Hoje nós temos advogadas e advogados jovens no Conselho Pleno e a Jovem Advocacia mais atuante do Brasil", comemorou Hermes.

A presidente Sarah Barros, que encerra este mês o triênio, conta que a sua passagem pelo Conselho Jovem está repleta de grandes momentos. "Aqui eu ganhei amigos com os quais compartilho muitas coisas. Cada um de vocês faz a diferença na minha vida e tenho certeza que não teríamos alcançado tantas coisas se não tivéssemos tantas mãos unidas".

Considerado o padrinho da Jovem Advocacia, Fabrício Castro, foi um dos homenageados da sessão. Ele destacou que a capacidade de realização do Conselho Consultivo ao longo desses anos. "A OAB Jovem não escolhe trabalho. Fica aqui o meu reconhecimento ao esforço de vocês".

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA