[OAB da Bahia sediou Compliance Across Regional Bahia na última terça (3)]

OAB da Bahia sediou Compliance Across Regional Bahia na última terça (3)

Evento reuniu autoridades e empresários para debater temas como compliance, integridade e transparência.

A Comissão Especial de Compliance da OAB da Bahia realizou, na última terça-feira (3), em parceria com a Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação (ESENI), o Compliance Across Regional Bahia, edição regional do maior evento de compliance do Brasil, o Compliance Across Americas.

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, foi responsável pelo encerramento do congresso que reuniu diversas autoridades discutindo a prática do compliance em suas várias perspectivas. O presidente da Comissão Especial de Compliance da OAB da Bahia, Bruno Brasil, e o presidente do Comitê Organizador da Expo Compliance e dos Congressos Compliance Across Regionais e diretor da ESENI, Giovani Saavedra, foram responsáveis pela palestra de abertura.

Bruno Brasil, presidente da Comissão Especial de Compliance da OAB-BA, destacou a importância do congresso para a esfera pública e política baiana: "Um dos objetivos deste evento é reforçar uma pauta essencial para que a Bahia mude de estágio nos temas ligados à integridade e transparência. Somos um dos poucos estados do Brasil que ainda não regulamentou a lei anticorrupção, e alguns projetos de lei na Assembleia Legislativa estão discutindo a matéria", disse o presidente da Comissão.

Para Bruno Brasil, a adoção de novos parâmetros de integridade anunciados e discutidos pelo Compliance Across Regional Bahia é um dos passos necessários para a construção de mais segurança jurídica e empresarial no estado: "É fundamental a reunião de tantas autoridades públicas neste congresso, justamente para reforçar que a regulamentação do anticorrupção é fundamental para que as empresas possam ser obrigadas a implantar programas de integridade, e que o estado possa fiscalizar e capacitar os servidores públicos nessas instâncias. Regular essa lei é fundamental para que a Bahia alcance o patamar que lhe é devido", completou.

Entre as diversas autoridades que presenciaram e participaram desta edição regional do Compliance Across Americas, compuseram a mesa de abertura, além de Bruno Brasil e Giovani Saavedra, a promotora de Justiça da Bahia, Rita Almeida Tourinho; o presidente da CAAB, Maurício Leahy; a subdefensora pública geral da estado, Soraia Ramos; o presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota; o advogado e assessor tributário da Federação Baiana de Futebol, Sérgio Couto; o presidente do Sport, Yuri Romão; e o ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio.

O Compliance Across Regional Bahia reuniu executivos do mercado, empresas e instituições para criar uma rede comprometida com a promoção da cultura, ética e integridade corporativa. Experts renomados em compliance, gestão jurídica, auditoria, riscos, governança, investigações internas, prevenção à lavagem de dinheiro, proteção de dados e ESG, de companhias públicas e privadas, compartilharam conhecimentos e experiências, debatendo as inovações do setor e proporcionando insights valiosos para o público participante.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA