Notícias

[OAB da Bahia adverte sobre golpes no WhatsApp]

OAB da Bahia adverte sobre golpes no WhatsApp

Estelionatários utilizam nomes de advogados para roubar as vítimas

A OAB da Bahia alerta para um golpe que tem sido recorrente no WhastApp, com estelionatários utilizando nomes de advogadas, advogados e escritórios de advocacia para enganar os seus clientes. Com informações reais obtidas por acesso público, os golpistas pedem dinheiro para as vítimas, que têm valores a receber da Justiça. Os golpistas têm usado fotos disponíveis no Cadastro Nacional dos Advogados em novos números de WhatsApp para convencer seus alvos.

A OAB da Bahia reforça, portanto, a importância de um contato imediato das pessoas que forem abordadas de modo similar com sua advogada ou advogado. Recomenda, ainda, atenção e cautela redobradas no que diz respeito à cobranças, informações aludindo a quantias por receber e pedidos de depósito e transferência ou solicitação de dados bancários. Os advogados que tiverem a sua entidade utilizada nesse tipo de golpe devem denunciar o caso a OAB-BA através do email [email protected].

Victor Gurgel, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, enfatizou a necessidade de cuidado com tais abordagens: "Os golpes que utilizam o WhatsApp e outros aplicativos de mensagem se tornaram um problema recorrente na sociedade. Temos recebido denúncias de tentativas de roubo utilizando o nome de advogadas, advogadas e escritórios. A Comissão de Direitos e Prerrogativas reitera a importância do cliente sempre entrar em contato com seu advogado ou advogada para conferir a autenticidade das informações", explicou. "Recomendamos registrar a ocorrência na polícia pela delegacia virtual indicando o número usado, inclusive, porque lá tem hotline com a operadora para pedir o bloqueio do número", completou Victor.

Fique atento:
1 - Atualize o seu cadastro na OAB-BA (Leva menos de três minutos)
2 - Avise seus clientes sobre o(s) seu(s) número(s)
3 - Denuncie se for vítima ( [email protected])