[OAB-BA lança nova edição do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho]

OAB-BA lança nova edição do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Premiação reforça a importância da imprensa livre para a democracia

A OAB da Bahia, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, publicou na última terça-feira (20) a Resolução N° 004/2022-CP, que abriu inscrições para uma nova edição do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, iniciativa dedicada a reconhecer a importância do livre exercício do jornalismo e o papel da imprensa livre, independente e plural na constituição da democracia.

Criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho, e reativado pela Resolução N° 004/2022-CP, o prêmio conta com as categorias de jornalismo em texto, jornalismo em vídeo, jornalismo em áudio e fotojornalismo, e premiará, anualmente, os melhores trabalhos produzidos por jornalistas profissionais, radialistas e repórteres fotográficos entre setembro do ano anterior e agosto do ano corrente. Além do registro profissional e da divulgação em emissoras de rádio, blogs, sites, televisão ou na imprensa escrita no âmbito do território do estado da Bahia, os trabalhos devem versar sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, à Democracia e ao acesso a direitos.

As inscrições para a nova edição do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho prosseguem até o dia 20 de outubro 15 de novembro (inscrições prorrogadas). Conforme o edital, a inscrição será efetuada mediante envio de requerimento para o e-mail [email protected], com assunto 'Inscrição no Prêmio Barbosa Lima Sobrinho', acompanhado do trabalho, em que estejam legíveis o nome do autor, cópia do registro profissional, nome do veículo de divulgação e data de sua publicação.

A inscrição poderá, também, ser realizada de forma física, presencialmente no protocolo Geral da OAB, em cinco vias, endereçadas ao presidente da Comissão de Direitos Humanos com pedido de 'Inscrição no Prêmio Barbosa Lima Sobrinho', acompanhado de todos os documentos requisitados.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão julgadora composta por três advogados indicados pela Diretoria da OAB-BA e dois jornalistas, sendo um indicado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), e, outro, pela Associação Baiana de Imprensa (ABI).

Os prêmios serão conferidos aos autores dos trabalhos colocados em 1º e 2º lugares em cada categoria. Os primeiros-colocados receberão diploma, medalha comemorativa do evento e um cheque no valor de R$ 5 mil. Os segundos-colocados receberão diploma, medalha comemorativa do evento e um cheque no valor de R$ 3 mil.

Daniela Borges, presidenta da OAB-BA, comemorou a abertura do edital: "É um prêmio tradicional da nossa Seccional de extrema importância, pois a liberdade de imprensa é um dos pilares do Estado democrático de direito. E precisamos defender todos os pilares da nossa democracia. A OAB tem força e credibilidade na sociedade por, justamente, defender os direitos humanos, a cidadania e a nossa Constituição", destacou a presidenta.
Eduardo Rodrigues, presidente da Comissão, enfatizou a relevância da presença de pautas ligadas ao tema na esfera pública: "O Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho tem, como, principal característica, a instauração de uma agenda positiva na perspectiva dos direitos humanos. No caso desta publicação, a partir do nome de Barbosa Lima Sobrinho, que em vida representou tanto a OAB quanto a Associação Baiana de Imprensa", destacou o presidente da Comissão.

A conselheira Graça Varela destacou a ênfase na luta pela democracia ilustrada pelo lançamento do prêmio: "Barbosa Lima Sobrinho tinha um projeto de nação dedicado a defender, estruturar e constituir uma democracia efetiva. E este é o caminho pavimentado pela própria OAB, sempre em busca da defesa da democracia e do desenvolvimento da consciência da nação. Nada mais adequado, portanto, do que um prêmio que celebra as responsabilidades e a atuação da imprensa".

Barbosa Lima Sobrinho

Político, advogado e jornalista pernambucano (22/1/1897). Como presidente da Associação Brasileira de Imprensa, é um dos mais importantes críticos do arbítrio e da corrupção no país durante o Regime Militar.
Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho nasce no Recife. Forma-se em direito na Faculdade do Recife em 1917 e trabalha como promotor e advogado. Muda-se para o Rio de Janeiro quatro anos mais tarde e torna-se redator do Jornal do Brasil, onde faz carreira.

É eleito deputado federal por Pernambuco em dois mandatos (1935-1937 e 1946-1948). Entre 1937 e 1945 ocupa o cargo de presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool e colabora na elaboração do Estatuto da Lavoura Canavieira.

Renuncia ao segundo mandato de deputado para assumir o governo de Pernambuco pelo Partido Social Democrático (PSD), em 1948. Um dos principais opositores do Regime Militar de 1964, candidata-se à Vice-Presidência da República em 1973 pelo MDB.

Em 1992 torna-se um dos líderes civis do movimento que resulta no impeachment do presidente Fernando Collor. Em 1997 lançaAntologia de Barbosa Lima Sobrinho, Cem Anos de Vida Lutando pelo Brasil, obra que reúne trechos de seus artigos, livros, conferências e discursos.

Ocupa várias vezes a presidência da Associação Brasileira de Imprensa no decorrer dos anos 70 e 80 sendo ainda membro da Academia Brasileira de Letras e Instituto dos Advogados Brasileiros e Instituto dos Advogados de São Paulo.