Notícias

[Novembro Negro: OAB da Bahia lança campanha para promover letramento racial]

Novembro Negro: OAB da Bahia lança campanha para promover letramento racial

Ação visa discutir impactos das relações raciais no exercício da advocacia

Para celebrar o mês da Consciência Negra, a OAB da Bahia, por meio da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial (CPIR) e da Comissão da Advocacia Negra, lança, no início deste mês de novembro, a campanha “Letramento Racial e Educação Antirracista para o Desenvolvimento da Advocacia”. A campanha tem como objetivos enfatizar a importância do letramento racial como instrumento de efetivação dos direitos humanos e proporcionar maiores avanços no exercício do direito de defesa através da promoção da igualdade racial.

Ao longo do mês, as comissões de demais órgãos da OAB-BA realizarão atividades que trabalharão questões como o entendimento de como as relações raciais no Brasil afetam o exercício da advocacia, combate ao racismo institucional e garantia das prerrogativas profissionais - com enfoque nas ações de prevenção, conscientização e pertencimento, superando o ideário de atuação somente após o ocorrido.

A seccional também disponibilizará aulas sobre educação antirracista e exercício da advocacia; palestras para conscientização sobre as violações de prerrogativas atravessadas pela questão racial e ainda lançará o projeto “OAB Gira Escola”, dando destaque às iniciativas da advocacia negra baiana. A OAB-BA acredita que a participação ativa da advocacia nessas atividades será de fundamental importância para a consolidação da pluralidade, do respeito à diversidade e inclusão, valores que vêm norteando as ações da OAB da Bahia.

A presidenta da CPIR, Camila Carneiro, falou sobre as metas da campanha. "A Campanha do Novembro Negro este ano enfatiza a importância do conhecimento sobre as relações raciais enquanto motor de efetivação, prevenção e conscientização de toda a nossa classe. A educação é um instrumento de empoderamento e de transformação para a garantia da defesa dos nossos direitos e prerrogativas", afirmou.

O presidente da Comissão da Advocacia Negra, Jonata Silva, ressaltou a relação entre a igualdade racial e o efetivo exercício da advocacia. "O mês da consciência racial é um chamado a refletirmos sobre a pluralidade e importância da população negra no Brasil. Neste sentido, afirmar a importância da educação antirracista para o exercício da advocacia é ratificar o cumprimento do nosso juramento enquanto advogados e advogadas de defender os direitos humanos, a justiça social e o aperfeiçoamento da cultura jurídica", apontou.