Nota Pública

Como entidade de grande respeitabilidade na sociedade, a OAB da Bahia é sempre convidada a participar de diversos conselhos, fóruns e eventos promovidos pelo executivo e pelo legislativo estaduais e municipais e pela própria sociedade civil. Deste modo, a Ordem tem assento tanto no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), no Pacto pela Vida e na JUCEB, do governo do Estado da Bahia, quanto no Conselho Municipal de Cultura e no Conselho Municipal da Mulher de Salvador - cuja representante da OAB foi empossada pessoalmente pelo prefeito da capital baiana no último dia 9 de dezembro - e no Fórum Movimenta Salvador, da Fieb. Apenas nesta gestão, a Ordem participou de audiência pública sobre as reivindicações do Movimento Passe Livre (MPL), promovida pela Câmara Municipal, e do lançamento do site da CPI da Telefonia, da Assembleia Legislativa, entre tantos outros.

Assim, a OAB da Bahia integra o Codes ao lado de inúmeras instituições da sociedade civil organizada, como a Associação Baiana de Imprensa (ABI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Associação Comercial da Bahia (ACB), Federação Baiana de Futebol (FBF), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Obras Sociais Irmã Dulce, Associação dos Para-atletas do Estado da Bahia, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), União dos Municípios da Bahia (UPB), além de reitores da UCSAL, UNIFACS e UFESBA, dirigentes de entidades negras como Ilê Ayê, Olodum, Balé Folclórico da Bahia, terreiros de Candomblé, e também professores universitários, artistas, empresários e trabalhadores.