Notícias

[Nota de solidariedade ao professor Antônio Lopes]

Nota de solidariedade ao professor Antônio Lopes

A OAB da Bahia, por meio da sua Comissão de Promoção da Igualdade Racial, manifesta sua solidariedade à Antônio Lopes, professor titular do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico e diretor eleito da Faculdade de Medicina da UFBA, pelos ataques racistas que sofreu ao longo do processo eleitoral para escolha da nova Diretoria da Faculdade, que ocorreu ontem, dia 25 de maio.

Além de ser a primeira pessoa negra a dirigir a Faculdade de Medicina da UFBA, o professor doutor Antônio Lopes foi a primeira pessoa negra a se candidatar ao pleito em toda a história da faculdade.

Não se pode admitir o racismo em nenhuma situação, muito menos num ambiente eleitoral, no qual deve-se respeitar os princípios constitucionais, primando pela garantia dos direitos fundamentais e do Estado democrático de direito. A comunidade universitária e a sociedade baiana repudiam que uma disputa eletiva, abra lugar para o racismo cibernético e tentativas de desqualificar e questionar a capacidade de um professor negro.

A Universidade Federal da Bahia, em nota, já informou que adotará todas as providências cabíveis para a identificação dos responsáveis para que estes sejam devidamente punidos.

A Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia acompanhará os desdobramentos do caso.


Camila Carneiro
Presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia