Notícias

[Jovem advocacia tem desconto especial na anuidade da OAB-BA]

Jovem advocacia tem desconto especial na anuidade da OAB-BA

Advogadas que foram mães ou que adotaram também têm desconto na anuidade da seccional

Advogados e advogadas em início de carreira têm descontos especiais na anuidade da OAB da Bahia. Desde 2014, está em vigor, na Seccional, uma tabela de redução dos valores a serem pagos pela advocacia com até cinco anos de inscrição. 

Os descontos levam em conta o ano que o advogado ou advogada ingressou na Seccional. São descontos de 50% no primeiro ano de inscrição; 40% no segundo ano de inscrição; 30% no terceiro ano de inscrição; e 25% no quarto ou quinto ano de inscrição.

Segundo o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, a iniciativa busca facilitar as condições da advocacia em início de carreira. "A gente conhece as dificuldades econômicas vividas pelo jovem advogado e advogada, por isso decidimos reduzir a anuidade nos cinco primeiros anos de profissão, para que eles possam investir melhor na profissão", explicou. 

A presidenta da OAB Jovem e conselheira seccional, Sarah Barros, disse que o desconto é essencial para incentivar os colegas nos primeiros anos da carreira. "É um estímulo para que a jovem advocacia possa canalizar força e recurso na abertura de seu escritório, por exemplo", pontuou.

Além da jovem advocacia, a OAB da Bahia também dá descontos especiais nas anuidades para as mães advogadas. Desde 2016, foi aprovada uma resolução que concede isenção integral da anuidade da advogada no ano em que ela tiver filho ou filha, ou o (a) adotar, e 20% de desconto caso tenha uma gravidez não levada a termo.

"No ano passado, inclusive, na perspectiva de acolher a mulher advogada, a gente dilatou para um ano após o nascimento do filho o prazo para requerer o desconto. Antes, o prazo era de seis meses, mas muitas mulheres não conseguiam cumpri-lo", explicou.

Para os demais advogados e advogadas, a Seccional está dando 10% de desconto na cota única da anuidade, com prorrogação do prazo de pagamento para 31 de março de 2022 e parcelamento em, até, 12 vezes, no pagamento com cartão de crédito.