[Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho]

Dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Desde 2003, esse dia é marcado por uma campanha internacional que insiste na importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121/2005, como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, sendo o dia ápice do "MOVIMENTO ABRIL VERDE", que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, e engajar a sociedade como um todo, para que se envolva na luta por um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, "A média anual de acidentes de trabalho no país, de 2002 a 2021, foi de 601.993 ocorrências, que resultaram em 2.591 mortes e 9.419 incapacitações permanentes. Esses acidentes, além da tragédia que representam aos trabalhadores e suas famílias, ocasionam importantes impactos nas contas orçamentárias da União, dos Estados e dos Municípios, custos e perdas para as empresas e são demasiadamente nocivos para nossa sociedade".

Os dados refletem os acidentes notificados, de modo que acredita-se que os números estejam bastante subestimados, ante a grande incidência de casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho não notificados no Brasil, o que demonstra ser urgente a adoção de novas iniciativas e muito mais ações para garantir locais de trabalho saudáveis, seguros e socialmente justos aos trabalhadores em nosso país.

Assim, é necessário que os órgãos e entidades governamentais, bem como a sociedade civil adotem uma cultura de prevenção aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com foco na promoção do trabalho decente no Brasil.