Conselho Pleno confere medalha Ruy Barbosa a “Zequinha”, de Santa Maria da Vitória

O Conselho Pleno da OAB da Bahia aprovou, por unanimidade, na manhã da última sexta-feira (12/06), a indicação do nome de José de Sousa Lisboa (“Zequinha”), à frente da subseção de Santa Maria da Vitória há cerca de 20 anos, para receber a medalha Ruy Barbosa, a mais alta honraria da seccional baiana. A solicitação foi feita pela presidente da OAB de Jacobina, Marilda Sampaio, e subscrita pelo Colégio de Presidentes da OAB-BA.

Segundo Marilda, um dos objetivos da medalha é “homenagear os exemplos ainda em vida”: “Temos o hábito de realizar homenagens póstumas, mas a vida deve ser vivida e saboreada agora. Por isso, sugeri à OAB-BA conceder a medalha ao nosso querido Zequinha, que representa o advogado do interior, aquele que, muitas vezes, não é reconhecido. Decano do Colégio de Presidentes da OAB-BA, Zequinha consegue, ao mesmo tempo, ser simples e transmitir poesia em suas palavras. Sem dúvida, é merecedor de tudo isso”, explicou a presidente da subseção de Jacobina.

“A outorga da medalha Ruy Barbosa ao presidente Zequinha Lisboa é o reconhecimento das qualidades pessoais, políticas e éticas desse grande advogado do interior da Bahia, que dedica parte substancial de sua vida às causas da advocacia e da OAB. Sinto-me honrado e feliz de presidir nossa instituição neste momento”, ressaltou Luiz Viana, que presidiu a votação na mesa alta do Conselho Pleno.

De Santa Maria da Vitória, Zequinha agradeceu a homenagem: “Estou extremamente honrado com a notícia, tomado de uma emoção fortíssima. Quero compartilhar essa medalha com todos os advogados do interior, sobretudo com os de Santa Maria da Vitória, que têm depositado tanta confiança em mim, elegendo-me presidente da subseção durante os últimos 17 anos. Além disso, quero dizer que essa decisão do conselho é mais uma demonstração de como a atual gestão da OAB-BA tem lançado um olhar especial sobre a advocacia do interior, tão afetada com os problemas do Judiciário baiano. Recebo, então, esta medalha com muita humildade e felicidade”, destacou.

Trajetória

Nascido em 07/01/1942, no município de Santa Maria da Vitória, José de Souza Lisboa, filho de Joaquim Cassiano Lisboa e Astéria de Souza Lisboa, mudou-se, em 1961, para Belo Horizonte-MG, para concluir os estudos. Lá, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em 10/12/1969. No dia 12/12/1969, fez uma inscrição como solicitador na OAB de MG, carteira nº 11.110 e inscrição nº 11.927. Empós, efetuou inscrição definitiva na OAB-MG.

Em 1970, retornou para o município de Santa Maria da Vitória. No mesmo ano, casou-se com Mercedes Maria Cordeiro, em Vitória do Espírito Santo, com quem teve quatro filhos, Marco Antonio, José Paulo, Maria Luísa e Maria Ângela Cordeiro Lisboa. O casamento durou até 1980.

Em 1971, montou o seu escritório de advocacia na cidade natal, onde labora até os dias atuais. Inicialmente, fez uma OAB suplementar na Bahia e, em 08/11 do mesmo ano, fez compromisso na OAB-BA, com Thomas Bacellar, cancelando em definitivo sua OAB-MG.

Como advogado, viu a criação e instalação da subseção da OAB de Santa Maria da Vitória, em 22/09/1993.

Foi secretário-geral na diretoria da OAB, entre os anos 1995-1997. Em 26/11/1997, foi eleito pela primeira vez presidente da OAB de Santa Maria da Vitória, subseção que preside até hoje. Adquiriu a sede própria da OAB de Santa Maria da Vitória no dia 19/09/2003, que está sendo reformada pela atual gestão.

Hoje, aos 73 anos e quatro netos, é conhecido por inebriar os colegas com doçura, sapiência e singeleza e por ser um grande colega dentro do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB-BA.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)