Cezar Britto: Pará sediará Conferência Internacional de Direitos Humanos

Belém (PA), 29/01/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, anunciou, durante participação no Fórum Social Mundial, que o Conselho Federal da OAB realizará, em junho próximo, a IV Conferência Internacional de Direitos Humanos na capital paraense. Segundo Britto, essa será a chance de debater com visão global temas como a violência no campo e nas áreas da Amazônia - um dos maiores problemas do interior do Pará - e temas como a reforma agrária, a criminalização dos movimentos sociais, a paz no campo e violações recorrentes aos direitos humanos.

Para o diretor da OAB Nacional e ex-presidente da Seccional da OAB do Pará, Ophir Cavalcante Junior, o anúncio feito pelo presidente nacional da entidade é uma notícia animadora tanto para a advocacia quanto para a sociedade paraense. Segundo Ophir, a questão da violência no Estado precisa ser enfrentada de forma definitiva, criando mecanismos de combate à violência desenfreada que existe em algumas áreas. "E isso não vai se dar somente com repreensão, mas a partir de políticas públicas voltadas para a inserção social", explica.

Ainda segundo Ophir Cavalcante Junior, a OAB dará uma grande contribuição ao Estado a partir da Conferência Internacional se conseguir não só identificar os problemas, mas apresentar para eles soluções, de médio e longo prazos, ao poder público. "A solução para a crise de violência que vive o Pará tem de passar, necessariamente, pelo governo federal", acrescentou.

As duas últimas edições da Conferência Internacional de Direitos Humanos foram realizadas em Teresina, no Piauí, com um público médio de três mil participantes. Nas duas últimas edições, foram debatidos temas como o ser humano em suas relações com a educação, saúde, liberdade, a violência contra a mulher, energia e meio ambiente.