Notícias

[Caravana de Prerrogativas da OAB da Bahia visitou Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Jacobina]

Caravana de Prerrogativas da OAB da Bahia visitou Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Jacobina

Projeto integra o OAB Por Toda a Bahia e reforça a importância das prerrogativas em cada subseção do estado

Entre os dias 24 e 27 de outubro, dando continuidade ao projeto OAB Por Toda a Bahia, a OAB da Bahia realizou mais uma edição da Caravana de Prerrogativas, programa dedicado a tratar as demandas da advocacia pelo interior do estado, construindo propostas para solucionar as demandas locais, visitando órgãos públicos e autoridades, promovendo encontros em prol de uma melhor compreensão e atuação de advogadas e advogados no sistema de justiça e defendendo as prerrogativas da advocacia em cada lugar visitado.

Esta edição da Caravana de Prerrogativas passou pelas subseções de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Jacobina, e também marcou presença nas cidades de Capim Grosso, Miguel Calmon e Piritiba, onde a vice-presidenta da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, esteve acompanhada do presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, da presidenta da subseção de Campo Formoso, Michelle Godinho, do presidente da subseção de Jacobina, Alisson Fontes, do presidente da subseção de Juazeiro, Rubnério Araújo, da presidenta da subseção de Senhor do Bonfim, Gabriela Pita, e dos integrantes da Comissão de Prerrogativas da OAB-BA, Joselito Carneiro e Cíntia Bispo.

Entre as ações protagonizadas por esta edição da Caravana de Prerrogativas, destaque para a visita ao Fórum Conselheiro Luiz Viana e à Justiça Federal, em Juazeiro, aos Juizados Especiais Cíveis e Criminal à Delegacia de Polícia Civil, em Senhor do Bonfim, ao Fórum Sandoval de Cerqueira Santos em Miguel Calmon e à reunião na Câmara de Vereadores de Piritiba com toda a advocacia local.

Christianne Gurgel, vice-presidenta da OAB da Bahia, enfatizou os resultados e efeitos positivos do projeto: "O objetivo da Caravana de Prerrogativas mais uma vez foi alcançado. Nas cidades que passamos, recebemos as demandas da advocacia, além das principais violações de prerrogativas. Além disso, estabelecemos o necessário diálogo com as instituições e o contato com autoridades locais, com o objetivo de solucionar e prevenir violações", disse a vice-presidenta. 

Para Christianne Gurgel, a abrangência da Caravana é fundamental para a reunião de advogadas e advogados em prol de toda a classe: "As realidades, em cada do estado,  são diversas e, sem dúvida, a Caravana de Prerrogativas tem se mostrado indispensável para o fortalecimento da advocacia de cada região, considerando suas peculiaridades", completou.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, reiterou a relevância do projeto: "A Caravana de Prerrogativas tem um papel importantíssimo. Nós começamos no dia 24 por Juazeiro. Passamos por Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon e Piritiba, exercendo o papel fundamental de ir nos locais nas comarcas e verificar, in loco, os problemas relatados, ouvir a advocacia local e procurar entender, de forma mais próxima, o contexto para buscar soluções alternativas, mas sempre garantindo e impondo o respeito às prerrogativas da advocacia".  

Para Victor Gurgel, a Caravana avança uma das marcas da gestão da OAB, com presença por toda a Bahia: "A Comissão de Prerrogativas tem o importante papel de acolher a advocacia e ser porta-voz das advogadas e advogados de todo o estado, também para conversar e construir soluções para os problemas enfrentados através do diálogo com as autoridades, delegados, magistrados, promotores e procuradores. Nós sempre estamos próximos, o que é mais um fator de união da advocacia por toda a Bahia", completou o presidente da Comissão de Prerrogativas. 

O presidente da subseção de Juazeiro, Rubnério Araújo, também comentou sobre a edição: "A Caravana de Prerrogativas é um projeto da seccional que ajuda muitas subseções e endossa o trabalho da Comissão de Prerrogativas da OAB da Bahia. No caso de Juazeiro, especificamente, foi de extrema importância a visita da caravana, pois conseguimos visitar aquelas instituições onde existe uma recorrência maior de violações de prerrogativas. Poder chegar nessas instituições com a Seccional e dizer que a OAB Bahia e a OAB de Juazeiro não vão admitir qualquer violação de prerrogativas, pois essas violações prejudicam o cidadão, e não só a advocacia. A Caravana é de suma importância, tanto para a advocacia como para a sociedade", concluiu Rubnério.

Em Jacobina, o presidente da subseção local, Alisson Fontes, destacou a atuação da OAB por toda a Bahia: "Destacamos a importância da presença da Seccional em todo o interior e, para a gente, agora, aqui em Jacobina, rodando as comarcas que são ligadas à subseção. Estivemos em Capim Grosso, Jacobina, Capim Grosso e Muritiba, fortalecendo a advocacia do interior. As prerrogativas pedem atenção constante de toda a sociedade, e a presença da Seccional na região aperfeiçoa esta atenção", completou Alisson Fontes.

A presidenta da subseção de Campo Formoso, Michelle Godinho, também enalteceu a presença da OAB da Bahia: "Recebemos a Caravana de Prerrogativas da OAB da Bahia como reforço do compromisso da OAB com a advocacia do interior. Estivemos no Juizado de Senhor do Bonfim e na delegacia de polícia, e foi uma oportunidade valiosa para fortalecer nossas prerrogativas e assegurar a dignidade da nossa profissão. Ouvimos a voz dos nossos colegas e estivemos juntos, para lutar pelas nossas prerrogativas e para fazer valer o devido respeito à nossa classe", completou a presidenta de Campo Formoso.

 

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)