[

"A advocacia é uma atividade de paixão", afirma Antonio Lisboa

O presidente da Subseção de Santa Maria da Vitória saudou os novos colegas na solenidade de entrega de carteiras

Em solenidade virtual realizada na manhã desta terça-feira (6), a OAB da Bahia entregou carteiras a novos advogados e advogadas. A cerimônia foi presidida pelo diretor tesoureiro da Seccional, Hermes Hilarião, e teve como padrinho o presidente da Subseção de Santa Maria da Vitória, Antonio Lisboa. Participaram da solenidade ainda o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, e a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros.

Lisboa relembrou os seus primeiros anos de advocacia e ressaltou a certeza de ter escolhido uma profissão que lhe preenche. "Dentro do universo do Direito, a advocacia é a única profissão que nos permite gerar uma emoção no exercício da profissão porque a gente se apaixona pela causa que acreditamos", disse.

Ainda de acordo com Lisboa, para ser advogado é preciso estar apaixonado pelo exercício de falar por aqueles que foram excluídos pela Justiça e, quando o advogado fala, ele levanta a voz desse excluído para fazer o seu enfrentamento. "Hoje, mais do que nunca, a advocacia tem que se afirmar com muita bravura porque os tempos trazem uma preocupação muito grande em relação às nossas prerrogativas", frisou.

O tesoureiro da OAB da Bahia parabenizou os colegas recém-chegados aos quadros da Ordem pela conquista que hoje se concretizou. "Celebrem esse dia tão especial porque cada um sabe o quão difícil foi chegar nesse momento após anos de faculdade, o Exame de Ordem, mas vocês conseguiram e hoje são advogados e advogadas".

Hermes lembrou ainda a atuação da OAB ao longo desse período pandêmico, onde a Ordem dos Advogados do Brasil tem sido a casa da esperança e feito valer sua história de resistência e luta em favor da sociedade e do cidadão. "A OAB defende valores constitucionais e democráticos e nós todos temos o dever de unir forças nessa defesa", afirmou.

Luiz Coutinho destacou a necessidade dos advogados se dedicarem à profissão e respeitarem o tempo certo de cada coisa para colher os frutos do trabalho. "A advocacia é uma profissão que precisa dos tempos de arar, semear e esperar para colher. Duas coisas vão nortear a trajetória de vocês na advocacia: a ética e a técnica. Continuem se preparando sempre e nunca deixem de lado o caminho da retidão", concluiu.