Notícias

[Presidente do TED faz balanço de triênio]

Presidente do TED faz balanço de triênio

Em entrevista ao OAB no Rádio, Simone Neri destacou as principais ações do TED nesta gestão

A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-BA, Simone Neri, foi a entrevistada do OAB no Rádio desta quarta (15). O programa falou sobre o trabalho do TED no último triênio.

Ao fazer uma avaliação da gestão, Simone destacou as principais ações do tribunal nos últimos anos. Neri disse que a primeira medida ao assumir a presidência do TED foi criar uma Comissão de Admissibilidade, para checar os requisitos antes da instauração de processos. "Evitamos a instauração de 3.160 processos que não reuniam esses requisitos. Em compensação, julgamos mais de 2 mil", informou.

A entrevistada também destacou a criação do Órgão Consultivo com viés pedagógico. "Pela primeira vez, tivemos um órgão destinado à interpretação e que pode ser consultado por toda a advocacia e pela sociedade também", explicou.

Outra ação mencionada por Simone foi a criação do projeto "Conversando com o TED". "O objetivo do programa era falar da aplicação da ética na prática e de como o advogado poderia usar os instrumentos disponibilizados para ele", disse.

Ainda entre as ações, a presidente do TED destacou a ampliação da competência da Câmara de Mediação, recebendo processos com menor grau de infração, e a criação da Defensoria Dativa. "Hoje, nós contamos com muitos defensores dativos, que participam ativamente dos processos nas sessões de julgamento", ressaltou.

Por fim, Simone disse que, diante da pandemia, o TED teve que acelerar a digitalização de processos e adaptar as sessões de julgamento para o mundo virtual.