Mulher Advogada
Com uma presidenta mulher em seu segundo mandato, a OAB Bahia tem o Conselho Pleno mais representativo da história, com paridade de gênero e isonomia para advocacia negra, além de representantes da advocacia jovem e do interior, mostrando nosso compromisso com a igualdade de gênero e diversidade.
A OAB-BA refirmou seu compromisso com ações de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, com a criação do Comitê para a aplicação do Protocolo do CNJ para julgamentos com perspectiva de gênero, a paridade de gênero e cotas raciais na lista sêxtupla do quinto constitucional.
Nos posicionamos firmemente contra a violência à mulher no exercício profissional com a campanha de Combate ao Assédio e a difusão da Ouvidoria da Mulher, passos importantes para assegurar o respeito, igualdade e valorização da advocacia feminina.
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA definiu a violência processual de gênero como infração disciplinar, um avanço significativo para a proteção das advogadas. A Procuradoria Adjunta de Gênero e Raça também reforça o direito à equidade e à justiça. Essas ações e muitas outras mostram o nosso empenho em criar uma advocacia mais justa e inclusiva para todas e todos. Na defesa das prerrogativas, no exercício pleno da profissão e mais conectada com o nosso tempo.