[OAB no Rádio entrevista Daniela Borges e Christianne Gurgel]

OAB no Rádio entrevista Daniela Borges e Christianne Gurgel

Advogadas foram eleitas para a presidência da OAB-BA para o triênio 2022/2024

O programa OAB no Rádio desta sexta-feira (26) recebeu as advogadas Daniela Borges e Christianne Gurgel eleitas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Seccional para o próximo triênio.

A nova Diretoria da OAB da Bahia tomará posse em janeiro de 2022 para liderar a instituição nos próximos três anos. Além de Daniela e Christianne, compõem a Diretoria Esmeralda Oliveira, como secretária-geral, Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, no cargo de tesoureiro.

Christianne Gurgel destacou que a próxima gestão da OAB da Bahia representará um marco histórico para o Brasil, pois será a primeira vez que duas mulheres ocuparão a presidência de uma Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

"Eu aproveito esse momento para agradecer a todos e todas que estiveram conosco e fizeram uma campanha ética, séria, onde a gente se doou de corpo e alma para construir as propostas, encontrar com a classe e realizar com muita satisfação esse trabalho", afirmou Christianne.

O pioneirismo da OAB da Bahia em relação à paridade de gênero foi mais uma vez destacado por Daniela Borges, que frisou a importância de caminhar ao lado homens e mulheres verdadeiramente comprometidos com esta causa.

"Fico especialmente feliz quando vejo a nossa trajetória e a nossa caminhada. Quando ingressei na OAB, em 2013, a gente construiu a paridade de gênero na Bahia antes mesmo de ser obrigatório. Lutamos no Conselho Federal para tornar a paridade obrigatória no Brasil e hoje vemos esse resultado", disse. Até o momento, já foram eleita quatro mulheres presidentes de Seccionais.

De acordo com a futura presidente da OAB da Bahia, além da paridade de gênero e das cotas raciais, a chapa vencedora foi a que apresentou o maior número de jovens advogados e advogadas na sua composição.

"Temos representantes do interior, da capital, advogados autônomos, associados, empregados. Essa representatividade é muito importante para o nosso projeto. Porque vamos realizar ações para impactar a vida de toda a classe. Então é importante termos colegas que enfrentam essas diferentes realidades", informou.