Notícias

[OAB no Rádio discute Terceiro Setor e desenvolvimento social]

OAB no Rádio discute Terceiro Setor e desenvolvimento social

O programa recebeu a presidente da Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor da OAB-BA, Karine Rocha

O programa OAB no Rádio desta sexta (22) recebeu a presidente da Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor da OAB-BA, Karine Rocha, para falar sobre o tema “Terceiro setor e o desenvolvimento social”. 

Realizado em parceria da OAB-BA com a Rádio ALBA, o OAB no Rádio é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 9h. 

Ao contrário dos Primeiro e Segundo Setores, que representam, respectivamente, a Administração Pública e o mercado, Karine explicou que o Terceiro Setor compreende a sociedade civil, que, de forma espontânea, se organiza em prol do interesse público e de forma não lucrativa.

A entrevistada destacou, ainda, que o setor apresenta peculiaridades estatutárias e falou da importância do diálogo sobre temas como consciência ambiental e questões de gênero e com outras áreas, como a contabilidade. "Não tem como se fazer um planejamento social sem contabilidade". 

Sobre as relações trabalhistas, Karine destacou o Terceiro Setor como fonte geradora de emprego. "Hoje, contamos com associações que precisam de profissionais estudados e capacitados. Ao contrário de outras áreas, no Terceiro Setor, o robô ainda não substituiu o homem", ressaltou.

A entrevistada também falou da felicidade de presidir uma comissão da OAB-BA direcionada ao tema. "É um sonho. Somos pioneiros na Bahia. Mais do que realizar um debate interno, nos empenhamos em levar a questão do Terceiro Setor para toda a sociedade", concluiu.