Notícias

[OAB na TV dá dicas de como escolher um advogado]

OAB na TV dá dicas de como escolher um advogado

O programa recebeu a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA, Simone Neri

O OAB na TV desta quarta (15) deu dicas de como escolher um advogado. O programa recebeu a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA, Simone Neri.

Ao destacar os requisitos necessários para a contratação, Simone disse que o primeiro passo é checar se, de fato, o profissional é advogado. "Por mais básica que esta questão possa parecer, ela é importante. Nos tempos em que estamos vivendo, muitos dizem ser o que não é, mas só é advogado aquele que está inscrito na Ordem", explicou.

Para ajudar na checagem, Neri lembrou que existe o Cadastro Nacional do Advogado (CNA), que pode ser acessado pelo site. "Por meio do nome, qualquer pessoa pode consultar se aquela pessoa é advogada ou não", orientou.

Outra dica que ela deu foi verificar se o advogado está disponível para exercer a profissão. "No próprio CNA, também dá para checar a regularidade da situação dele, além de endereço, telefone e outros dados", informou.

Simone destacou, ainda, a importância de observar se o advogado é especializado na área em que se propõe a trabalhar. "Embora não exista nenhuma proibição neste sentido, existem alguns segmentos do Direito que são altamente especializados", lembrou.

Ainda entre as medidas, Neri orientou o cliente a sempre manter um diálogo franco com o profissional e a não cair em falsas promessas. "O advogado não pode garantir o sucesso da demanda. Desconfie disto. Ganhar ou perder a causa não depende dele. A obrigação do advogado é exercer a melhor técnica e usar dentro da lei todos os recursos necessários em prol do cliente", concluiu.