Notícias

[OAB em Pauta debate escuta especializada para crianças vítimas de abuso]

OAB em Pauta debate escuta especializada para crianças vítimas de abuso

O programa recebeu a presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB-BA, Ana Caroline Trabuco

A presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB-BA, Ana Caroline Trabuco, foi a convidada desta quinta-feira (15) do OAB em Pauta, programa realizado em parceria da Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil com a Rádio ALBA. 

Apresentado por Luis Ganem, o OAB em Pauta vai ao ar na Rádio ALBA e perfil no Instagram da OAB-BA e fica disponível nas principais plataformas de compartilhamento de áudio. O programa de hoje debateu as iniciativas de depoimento especial e escuta especializada para crianças vítimas de abuso.

De acordo com a advogada, a falta de trato para ouvir as crianças vítimas de crimes dessa natureza é um dos motivos que leva muitas famílias a desistirem de levar adiante as denúncias. "É uma tortura para a criança ter que repetir aquela história em um ambiente hostil onde ela é julgada e não acolhida", disse.
 
Ainda segundo Ana Caroline Trabuco, o depoimento especial vem para reverter essa situação que infelizmente é extremamente comum. Ela destaca que essa abordagem deve, antes de tudo, se pautar na capacidade de escuta e na empatia.

"A escuta especializada é uma entrevista feita por quem recebeu inicialmente aquele relato. A pessoa tem que demonstrar cuidado, que vai ouvir verdadeiramente a criança sem julgá-la. É um tesouro quando a criança se sente a vontade para contar aquele episódio", disse.

Dessa forma, a advogada defende a importância de se investir em capacitação dos profissionais que atuam na área para estes consigam acessar devidamente as histórias de violência sem que esse processo investigativo provoque um novo trauma na criança.