Notícias

OAB-BA se reúne com presidentes de subseções da Região Metropolitana e Baixo Sul

O encontro aconteceu por meio virtual, nesta terça-feira (26)

A OAB da Bahia realizou a reunião dos presidentes de subseções da Região Metropolitana e Baixo Sul do estado. O encontro aconteceu por meio virtual, nesta terça-feira (26), e reuniu a presidenta da Seccional, Daniela Borges, a vice-presidenta, Christianne Gurgel, o tesoureiro, Hermes Hilarião, o secretário adjunto, Ubirajara Ávila, e o presidente da CAAB, Maurício Leahy.

Estiveram presentes ainda o presidente da Subseção de Feira de Santana, Raphael Pitombo, a presidenta da Subseção de Simões Filho,  Marcia Lavigne, o presidente da Subseção de Camaçari, Eduardo Requião, o presidente da Subseção de Cruz das Almas, Fabrício Barros de Sales, o presidente da Subseção de Valença, Alcides Bulhões, a presidenta da Subseção de Gandu, Valéria Rodrigues, o presidente da Subseção de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, o presidente da Subseção de Santo Antônio de Jesus, Valter Almeida, a vice-presidenta do TED, Emília Ribeiro, a diretora-geral da ESA, Cínzia Barreto, e o diretor do TED Fabrício Moreira.

A presidenta Daniela Borges destacou que esses encontros regionais são muito importantes para os colegas do interior poderem tratar os problemas que atingem suas subseções de maneira mais cuidadosa. Ela frisou ainda que nesse ano em que a Seccional completa 90 anos serão realizadas diversas atividades com o intuito de fortalecer a pauta do interior. "Em maio, teremos nosso Encontro Sertajeno, onde vai acontecer também o grande Colégio de Presidentes", informou.  

A vice-presidenta da Seccional, Christianne Gurgel, informou que será realizado também o Colégio de Vice-presidentes das subseções, em data ainda a ser confirmada. Ela solicitou indicações de nomes de presidentes de comissões de Direitos Humanos no interior. 

"A Comissão de Direitos Humanos da OAB é um braço forte braço da nossa instituição com a sociedade e por isso é muito importante que tenhamos representatividade também nas cidades do interior", disse.

O tesoureiro Hermes Hilarião reforçou o compromisso com as subseções e destacou que a Ordem tem buscado sempre fazer o melhor e atender as demandas da advocacia. Ele pediu que os diretores do interior façam um trabalho com os colegas no sentido de reduzir a inadimplência.

"Temos subseções com índices de inadimplência acima de 60%. Criamos o programa Fique em Dia, que oferece excelentes condições para quitar a anuidade, por isso é muito importante que seja feito esse trabalho corpo a corpo", apontou Hermes. 

Oriundo da advocacia do interior, o secretário adjunto Ubirajara Ávila destacou que as reuniões regionais são de suma importância para a resolução das demandas locais. Ubirajara prestou contas ainda a respeito do pleito da advocacia dativa. 

"Na gestão passada, essa pauta foi exitosa e conseguimos colocar um representate da OAB em cada comarca para oficiar os magistrados no sentido atender ao pagamento dos honorários", disse.

Maurício Leahy destacou que as reuniões regionais têm sido muito produtivas. Ele aproveitou a oportunidade para reafimar o compromisso da CAAB com as subseções e informar que no dia 30 deste mês será realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe, e que a Caixa de Assistência está trabalhando para interiorizar o projeto Meu Primeiro Token.

"Quero aqui agradecer o empenho dos delegados em possibilitar a realização dessa vacinação. Estamos trabalhando incansavelmente para realizar essa ação, que será ainda maior do que dos anos anteriores", afirmou Maurício.