Notícias

[Em solenidades presenciais, OAB-BA entrega carteiras a novos advogados]

Em solenidades presenciais, OAB-BA entrega carteiras a novos advogados

Cerimônias obedeceram todos os protocolos de segurança contra a covid-19

A OAB da Bahia realizou, nesta terça-feira (28), duas cerimônias presenciais de entrega de carteiras a novos advogados e advogadas. Adotando todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, nas cerimônias foi respeitado o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Além disso, foi a realizada a transmissão pelo canal da Seccional no YouTube para que amigos e familiares dos jovens advogados pudessem acompanhar à distância esse momento tão importante. 

As solenidades contaram com as presenças do presidente da Seccional, Fabrício Castro, da vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, da presidente do CCJA, Sarah Barros, da integrante da Comissão de Prerrogativas Adriana Abreu, que saudou uma das turmas, e do também integrante da Comissão de Prerrogativas Yves Freire, que saudou a segunda turma.

Em sua fala, Adriana Abreu destacou a importância da classe lutar e defender as suas prerrogativas, que não são privilégios da advocacia, mas ferramentas que os profissionais do Direito possuem para defender seus cliente. "É muito importante frisar isso! O advogado tem que ter ética, conhecimento e atenção. E essa ética é com os colegas também", afirmou.

Yves Freire explicou que a Seccional possui uma preocupação muito grande com as prerrogativas e por isso criou um Sistema de Prerrogativas que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. "Vocês não vão ficar imunes à violação de prerrogativas, mas estaremos aqui junto com para tentar impedir que elas ocorram ou amenizar os impactos. E o primeiro advogado a defender a sua prerrogativa é ele próprio. Para isso, é importante saber quais são as suas prerrogativas e ser solidário com aquele colega que está sofrendo uma violação na sua presença", disse. 

O presidente Fabrício Castro reafirmou que os novos colegas devem escolher o caminho profissional que lhes traga alegria e sentido para a vida, e aqueles que optarem pela advocacia devem ter consciência que, apesar das dificuldades, é possível vencer na profissão.

"As dificuldades existem, mas nós estamos aqui para superá-las. Todos nós que somos da OAB trabalhamos voluntariamente para termos um judiciário melhor, honorários dignos e uma advocacia mais valorizada. Quando tomarem a decisão de vocês, não pensem apenas na dificuldade e não desistam antes de começar", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA