[Daniela Borges é eleita primeira presidente mulher da OAB-BA]

Daniela Borges é eleita primeira presidente mulher da OAB-BA

Outra mulher assumirá a vice-presidência da Seccional, a advogada Christianne Gurgel

A advogada Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi eleita a primeira presidente mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (24), no Centro de Convenções, em Salvador, e em 42 endereços distribuídos nas 36 Subseções do interior do estado.

Com todas as urnas apuradas, o resultado final da eleição registrou a chapa União pela Advocacia com 9524 votos (50.83%), OAB de Coração com 6954 (37.12%), OAB pra Valer com 738 (3.94%), Liberta OAB com 434 (2.32%), brancos e nulos 1086 (5.8%).

OAB-BA disponibiliza formulário de justificativa de voto

A nova Diretoria tomará posse em janeiro de 2022 para liderar a OAB-BA pelos próximos três anos. Ao lado de Daniela, outra mulher assumirá a vice-presidência da Seccional, a advogada Christianne Gurgel. Também compõem a Diretoria Esmeralda Oliveira, secretária-geral, Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, tesoureiro.

Logo após ter a confirmação da vitória, Daniela agradeceu o empenho da equipe e destacou a importância da vitória de duas mulheres nos cargos mais altos da OAB-BA. "Estamos muito felizes com nossa caminhada. Pela primeira vez, teremos duas mulheres presidindo uma Seccional. É uma trajetória de muita emoção. Não estou aqui por mim, apenas, mas como resultado de um grupo de histórias. Salve Maria Quitéria, Luísa Marin e todas as que vieram antes de nós, advogadas também, pavimentando nossos caminhos!", destacou.

Daniela disse, ainda, que as divergências políticas já fazem parte do passado e que irá gerir para toda a advocacia. "Acabou a eleição, estamos todos juntos, porque nosso propósito é o mesmo, que é trabalhar pelo fortalecimento da advocacia baiana. Então não há mais que falar em adversário. Estamos todos unidos no mesmo propósito.

Perfil de Daniela

Advogada tributarista há mais de 20 anos, Daniela é professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Criada na cidade de Itapetinga, no interior baiano, fez faculdade na UFMG, onde também cursou Mestrado na área Tributária. Na OAB da Bahia desde 2013, durante a primeira gestão de Luiz Viana, foi conselheira seccional e diretora tesoureira. Atualmente, preside a Comissão Nacional da Mulher advogada e é conselheira federal.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)