[Com 8.518 acessos ontem, I Congresso On-line da Jovem Advocacia Baiana chega à reta final]

Manhã do último dia foi marcada pela discussão de temas contemporâneos na voz das mulheres e dicas de gestão empresarial

Após bater a marca de 8.518 acessos na quinta-feira (21), o I Congresso On-line da Jovem Advocacia Baiana abriu seu segundo e último dia com novos debates e painéis voltados à advocacia em início de carreira.

Realizado na plataforma Zoom e transmitido ao vivo pelo YouTube, este já é o maior congresso virtual da jovem advocacia durante a pandemia. Sua abertura chegou a reunir mais de 600 pessoas on-line simultaneamente.

O tesoureiro da OAB-BA e ex-presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião, abriu a manhã desta sexta (22) parabenizando a jovem advocacia pelo seu amadurecimento e sua capacidade de realização.

"Com mais de oito mil visualizações, a jovem advocacia baiana reafirma a dimensão desse evento, que não é só da Bahia, mas do Brasil. Nesta fase de grandes desafios, formas de reinvenção como esta são fundamentais", destacou.

A programação seguiu com a discussão de temas contemporâneos na voz das mulheres. Primeira palestrante do painel, a psicóloga Elsa Mattos falou sobre alienação parental, sua ocorrência e legislação no Brasil, e destacou a necessidade da aplicação de mecanismos conciliadores nos conflitos familiares.

"Nas ocorrências mais leves de alienação, a mediação pode ser um caminho satisfatório. Mas, em casos mais pesados, é preciso haver, às vezes, uma intervenção do juiz para uma atuação mais decisiva", explicou a psicóloga.

A conselheira federal Ilana Campos foi palestrante em painel sobre expedição de precatórios e garantiu que ela vem ocorrendo nas Fazendas Públicas durante a pandemia.

"A dificuldade tem sido grande, porque os processos são físicos, mas a Fazenda Pública vem expedindo os precatórios na medida do possível. Os RPVs também estão sendo pagos. Para os advogados que tiverem dúvida, aconselho que entrem no site do TJBA e acessem a lista de contatos disponibilizados", explicou.

Ao tratar sobre a mudança de paradigmas gerada pela pandemia, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia, destacou o novo modelo de educação domiciliar, o homeschooling, como uma oportunidade de atuação para a jovem advocacia.

"Precisamos extrair desse momento novas possibilidades para nossa atuação profissional. A pandemia reascendeu a discussão sobre o homeschooling e o modelo de educação no Brasil. Encarem, portanto, essa nova realidade como uma oportunidade, não como crise", conclamou Ana.

Com pano de fundo sobre o avanço da tecnologia e do Processo Judicial Eletrônico, a secretária-geral da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Fernanda Barbosa, abordou uma nova forma de encarar as leis de acordo com as estatísticas - a jurimetria.

"Trata-se da análise de processos, sentenças e tribunais de acordo com seus dados. E é por meio da análise desses dados que enxergaremos o Judiciário, com possibilidade real de mapearmos a ocorrência, duração e etapas dos processos. É a reinvenção do direito", enfatizou a advogada.

Gestão do negócio

A manhã teve continuidade com o painel "Iniciando a advocacia", que contou com a abertura da advogada tributarista Cristiane Morgado. Em sua exposição, a advogada deu dicas de finanças voltadas ao planejamento e gestão do negócio jurídico.

"Comece juntando dinheiro no início da carreira e anote seus gastos. Existem vários aplicativos de organização financeira que podem te ajudar. Separem, também, pessoa física de pessoa jurídica e tenham, sempre, uma reserva financeira, porque nossa profissão é sazonal", indicou Cristiane.

A segunda exposição ficou por conta do presidente da Comissão de Empreendedorismo e Direito para Startups da OAB-BA, Lucas Biondi, que reforçou a importância dos honorários como medida de valor profissional e deu orientações de precificação voltadas à jovem advocacia.

"O honorário que você cobra ao cliente é um dos meios mais importantes de fidelizá-lo e tem reflexo direto na reputação do profissional. Então saiba mensurar o valor de sua atividade e controle seus custos", aconselhou Biondi.

Em tempos de lives e videoconferências, a advogada Giovana Piancentini ministrou painel com dicas de oratória e de comportamento voltadas ao jovem advogado. "Use a vestimenta adequada nos vídeos, olhe diretamente para a câmera, posicione-se sempre com 'eu acredito', nunca 'eu acho', e conheça sempre seu cliente", enumerou.

As dicas também estiveram presentes na palestra do presidente da Comissão de Direito Empresarial da seccional, Gustavo Góis, que elencou importantes orientações na hora de abrir um negócio.

"Tenha um sócio para poder dividir as tarefas. Ninguém cresce só e, infelizmente, hoje em dia, só conhecimento jurídico não basta. Além disso, faça o nichamento dos seus clientes, registre todos os documentos da empresa e desenvolva planejamentos estratégico e financeiro para o negócio", elencou Gustavo.

A programação da conferência segue durante todo o dia. A palestra de encerramento será às 19h.