Notícias

[OAB-BA inicia 2ª edição da Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça]

OAB-BA inicia 2ª edição da Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça

Abertura teve como tema Reflexões sobre o Doutor Gama e aconteceu no Cine Paseo

A OAB da Bahia deu início, nesta sexta-feira (15), à segunda edição da Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça, que acontece até o dia 29 de outubro e vai debater de modo interdisciplinar diversos assuntos ligados a esses três pilares.

A abertura, organizada pela Comissão de Educação Jurídica e com o apoio da Comissão de Igualdade Racial, trouxe como tema Reflexões sobre o Doutor Gama, a partir da exibição do filme Doutor Gama, e aconteceu na Sala de Arte do Cine Paseo Itaigara. Nos demais dias de programação, com exceção do encerramento, o evento será realizado por meio virtual através do canal da OAB-BA no Youtube.

O encontro contou com as presenças do presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, da secretária-geral, Marilda Sampaio, do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Adriano Batista, da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Portugal, da presidente da Comissão de Educação Jurídica, Cínzia Barreto, além da presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa, Maíra Vida, da presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, Dandara Pinho, Alexandre Hermes, presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, e Renata Deiró, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher.

O presidente Fabrício Castro parabenizou as comissões da OAB da Bahia pela realização da segunda edição da Agenda e destacou o empenho de todo o corpo de voluntários da Ordem envolvido nesse trabalho que mobiliza praticamente toda a Seccional.

Para Alexandre Hermes, presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, o evento ganha importância por trazer à luz a história de Luiz Gama, que durante muitos anos ficou oculto no nosso país, mesmo sendo ele uma das figuras mais importantes do período abolicionista. 

De acordo com Maíra Vida, diante de todo o cenário em que se encontra a sociedade a realização da Agenda é uma grande conquista. "Esse é um ano que tem uma convergência de tantas dificuldades e tantas impossibilidades que estarmos aqui é, com certeza, resultado de um ato de coragem", disse.

Segundo Dandara Pinho, essas duas semanas de debate reafirmam o compromisso dos gestores da Seccional com as pautas sociais. "É uma maneira de dizer à advocacia, principalmente à advocacia negra, que a gestão da OAB da Bahia tem essa preocupação de realizar os enfrentamentos que são necessários", frisou.

Daniela Portugal reafirmou que esse é um evento muito importante porque vivemos numa sociedade racista e que exige a adoção posturas antirracistas. "Uma Agenda que tem o antirracismo como foco firma o compromisso institucional da OAB com o enfrentamento e as mudança paradigmática na forma como a gente lida, pensa e exerce a advocacia".

A presidente da Comissão de Ensino Jurídico e professora de Direito, Cínzia Barreto, celebrou o fato da abertura da Agenda ter coincidido com o Dia do Professor. "Pra nós da Comissão de Educação Jurídica é uma feliz coincidência termos encontrado essa data. Na qualidade de professora e educadora acho que a gente deve trabalhar com os estudantes os nossos heróis, a nossa história, a nossa cultura".

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA