[OAB da Bahia homologa lista sêxtupla do Quinto Constitucional]

OAB da Bahia homologa lista sêxtupla do Quinto Constitucional

Durante a sessão, o Conselho também aprovou o orçamento de 2023

Em sessão extraordinária do Conselho Pleno, realizada nesta sexta-feira (14), a OAB da Bahia homologou a lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. A lista foi formada na última quinta-feira (13), por votação direta da advocacia baiana,  e será entregue ao presidente do TJ-BA na próxima segunda-feira (17). O pleito teve recorde de candidatos, com 28 postulantes, e também de participação, com 15.977 votantes em toda a Bahia. Durante a sessão extraordinária, os conselheiros também aprovaram o orçamento do ano de 2023 da seccional.

Integraram a mesa  da sessão a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges; a vice-presidenta, Christianne Gurgel; a secretária-geral, Esmeralda Oliveira; o secretário-geral adjunto, Ubirajara Ávila; o presidente da CAAB, Maurício Leahy e a diretora da ESA e conselheira seccional, Cinzia Barreto. O diretor-tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, participou virtualmente da sessão.

A presidenta Daniela Borges abriu a sessão ressaltando a importância e o sucesso da votação realizada nesta quinta. “A advocacia hoje está em festa com o resultado da consulta direta feita para formação da lista sêxtupla. Desde 2013 a OAB da Bahia faz essa consulta à classe e ontem nós tivemos mais uma demonstração do sucesso desse processo. É a primeira lista que a gente forma com paridade e com cotas raciais e contamos com uma participação massiva da advocacia. Quase 16 mil pessoas votaram e por isso eu queria destacar o sucesso dessa consulta”, finalizou.

A lista sêxtupla foi homologada pelo Conselho após a leitura da ata da solenidade de abertura da votação, feita pela diretora da ESA e conselheira seccional, Cinzia Barreto. Integram a lista os advogados Germana Pinheiro (5427 votos), Antônio Adonias (4824), Carina Canguçú (3220), Carlos Magnavita (3062), Vivaldo Amaral (3051) e Josemita Rebouças (2571).

Orçamento

O diretor-tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, realizou a apresentação do orçamento para 2023 da Ordem. O diretor apresentou a previsão orçamentária, as receitas e despesas da seccional, explicou como funcionarão os gastos financeiros para o próximo ano e descreveu os repasses feitos pela seccional.

O conselheiro seccional Fabrício Bastos foi o relator do orçamento e separou o seu voto em duas partes: a primeira relativa à resolução que estabelece a atualização das taxas de 2022 e ao orçamento propriamente dito. O conselheiro recomendou a aprovação de ambos.

“Ainda que a OAB da Bahia tenha uma perspectiva superavitária, ela mantém uma perspectiva de arrecadação ainda menor do que ela vai ter. Eu tenho convicção que o orçamento planejado para 2023 vai ser superavitário, porque todas as regras de incremento de receita foram colocadas aqui. Por isso, parabenizo a diretoria e a tesouraria”, elogiou Bastos.

Ao final dos trabalhos, o segundo candidato mais votado na lista sêxtupla do Quinto Constitucional, o advogado Antônio Adonias, fez um agradecimento. “Ontem foi um dia muito emocionante para mim e para minha família. Passamos o dia ligando, pedindo votos e recebemos muitas ligações, muitas mensagens que nos emocionaram. Essa caminhada do Quinto representou para mim o encontro com colegas de todos os rincões da Bahia. Em todos os lugares que eu passava eu me sentia abraçado e isso para mim foi muito acolhedor”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA