[OAB-BA atua para reverter erro do INSS que impede acesso da advocacia a serviços digitais]

Atualizada em 02/10/2024

Devido a erros do INSS, o convênio que possibilita a utilização dos serviços digitais por parte dos advogados e advogadas inscritos na OAB da Bahia ainda não foi prorrogado, impedindo assim que a advocacia baiana tenha acesso a plataforma digital http://novorequerimento.inss.gov.br (GERID). Desde o acontecido, a OAB-BA está em contato diário com o INSS buscando uma solução, mas ainda sem sucesso.

Apesar de não ter dado causa à situação, a OAB-BA está empenhada em resolver a questão e não descansará até o restabelecimento do acesso da advocacia baiana ao sistema, até mesmo por meio de ações na Justiça, garantindo assim o pleno exercício da profissão, sobretudo à advocacia previdenciária.

Solicite recadastramento por e-mail

Para mitigar os transtornos causados pelos erros do INSS, a OAB da Bahia está realizando manualmente o recadastramento dos advogados e advogadas no INSS Digital. Para tanto, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço [email protected], colocando no campo assunto a frase RECADASTRAMENTO PARA INSS DIGITAL e informando, no corpo do e-mail, o nome completo, o número do CPF e o número de inscrição na OAB. Para novos cadastros, a advocacia deve seguir os procedimentos descritos na página do INSS Digital no site da OAB-BA.

Entenda o caso

Por determinação do acordo nacional celebrado entre o Conselho Federal da OAB e o INSS, o convênio que possibilita a utilização dos serviços digitais por parte dos advogados da OAB da Bahia deve ser renovado anualmente.

O prazo limite para esta renovação ocorreu no último dia 24 de setembro, data na qual o INSS deveria enviar para a Dataprev a relação dos advogados e advogadas que aderiram ao convênio e prorrogar seu acesso por mais um ano.

Por cautela e segurança, a OAB da Bahia cuidou de assinar a prorrogação e enviar para o INSS a listagem dos advogados conveniados desde o último dia 11 de setembro, exatos 13 dias antes do prazo final.

Para surpresa da OAB-BA, entretanto, devido a erros internos da autarquia federal, o convênio não foi prorrogado, impedindo assim que os advogados tenham acesso a plataforma digital GERID.