Notícias

[Advogadas debatem implantação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada]

Advogadas debatem implantação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada

O encontro integrou a programação da III Conferência Estadual da Mulher Advogada

Conselheiras e outras integrantes dos quadros da OAB da Bahia se reuniram nesta quinta-feira (29) para debater a implantação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada. O encontro integrou a programação da III Conferência Estadual da Mulher Advogada e as proposições debatidas farão parte da Carta da Conferência. Lançado em 2017, o Plano está a cargo da Comissão da Mulher Advogada da Seccional e sua execução é de responsabilidade de todos os órgãos da instituição e suas Subseções.

Dentre outras diretrizes, o Plano prevê educação jurídica, defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, elaboração de propostas que apoiem a mulher no exercício da advocacia, implementação de condições diferenciadas nos serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados, que atendam às necessidades específicas da mulher advogada, e promoção de diálogo com as instituições visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas às advogadas.

A vice-presidente da OAB da Bahia, Ana Patrícia Dantas Leão, lembrou que essa é a primeira gestão com paridade de gênero na Seccional e que se faz necessário encerrar o mandato com uma marca das contribuições que as mulheres trouxeram. "A gente precisa fazer isso para estimular as mulheres a estarem perto da gente. A paridade precisa ser um benefício não apenas para as mulheres que estão aqui".

A secretária-geral da OAB da Bahia, Marilda Sampaio, destacou que as diretrizes do Plano são gerais e que o objetivo desse encontro foi encontrar formas e propor ações concretas para essas ideias. "O Plano tem artigos que trazem diretrizes do que nós podemos fazer para fortalecer o papel da mulher advogada na OAB. É o momento de implantação dessas políticas institucionais".

De acordo com a conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher, Daniela Borges, é fundamental se pensar ações que defendam, sobretudo, as prerrogativas das mulheres advogadas e combatam o assédio sexual. "Toda mulher, em algum momento da sua carreira no meio jurídico, já foi assediada. Esse é um assunto constrangedor, que muito nos incomoda e, infelizmente, ainda é varrido para debaixo do tapete", afirmou.

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB da Bahia, Camila Trabuco, reforçou a necessidade de se criar um canal de denúncias anônimas com o objetivo de apontar os assediadores. "São situações que a gente passa no nosso cotidiano. Muitos assédios são velados e essa é uma realidade na vida de muitas mulheres", disse.

Outra proposta apresentada na reunião foi a realização anual do censo da advocacia. Essa pesquisa tem por objetivo traçar um perfil da advocacia em nosso Estado para, a partir disso, pensar e implementar ações que estejam alinhadas ao Plano. 

Daniela Portugal, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB da Bahia, destacou a importância de se estabelecer estratégias de participação da mulher advogada nas decisões das Seccionais e incluir nessas ações as advogadas lésbicas, transgênero e bissexuais.

Além disso, propôs-se fortalecer as campanhas de valorização das profissionais do Direito, as ações de atendimento psicológico e inclusão digital das mulheres, incluindo a Caixa de Assistência dos Advogados nesse trabalho, e incentivar cada vez mais o ingresso de mulheres, sobretudo mulheres negras, nas comissões não temáticas.

SERVIÇO
Evento: 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada
Quando: 28 a 30 de abril
Transmissão no canal da OAB-BA no YouTube
Incrições gratuitas no Sympla
Programação da Conferência

Leia também:
OAB-BA promove 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada
3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada é aberta com tema "Igualdade, identidade e protagonismo coletivo"
Conferência da Mulher Advogada debate Direito do Trabalho pós-pandemia
3ª Conferência da Mulher Advogada debate reflexos da pandemia na vida da mulher
Conferência debate representatividade feminina no sistema OAB
Advogadas debatem implantação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogad