OAB garante participação de advogado com deficiência em discussões sobre o PJe na JT

O Conselho Federal da OAB, por meio da representante baiana na sua Comissão Especial de Tecnologia da Informação e membro do Comitê Gestor Nacional do PJe da Justiça do Trabalho, Tamiride Monteiro Leite, conseguiu uma importante vitória em prol dos advogados que atuam na área trabalhista. A partir de agora, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contará com uma cadeira exclusiva para o advogado portador de deficiência física, em discussões envolvendo acessibilidade, homologações e melhorias do PJe – antes, apenas servidores e magistrados da JT participavam dos debates.

O primeiro representante da classe já foi nomeado pelo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, para compor a comissão: Josemar Camerino dos Santos, conselheiro federal, presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do CFOAB e cadeirante.

“Esta é uma importante vitória da OAB na luta pela inclusão dentro da Justiça do Trabalho. Se o advogado ou advogada sem deficiência já sofre, diariamente, com a falta de usabilidade, os quase 180 mil colegas com deficiência eram praticamente excluídos da advocacia, o que é inadmissível. Somos todos iguais e precisamos ter as mesmas chances para exercer nossa profissão com dignidade. Nossa luta, agora, vai ser no CNJ”, concluiu Tamiride, que também é  presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA.