Machismo e racismo são debatidos em Seminário do Mês da Infância e Juventude na ESA
A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-BA realizou nesta segunda-feira (14) o Seminário do Mês da Infância e da Juventude. O evento foi uma continuação da programação do Mês da Mulher, em virtude do apagão ocorrido em 21 de março.
No seminário foram apresentadas as palestras O Machismo em cada um de nós: Homens e Mulheres vítimas da Cultura Patriarcal, com a presidente da Comissão Mulher Advogada Andrea Marques, e A Advocacia exercida por negras e negros: Somos espelho na OAB?, com a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial Dandara Lucas Pinho.
Para Andrea Marques, é de grande importância se debater temas dessa natureza em espaços como a OAB. "Devemos tratar dos assuntos sensíveis à sociedade, sobretudo o machismo e o racismo que são males que temos contato na infância e tornamos natural algo que jamais deveria ser", afirmou.
Dandara Pinho, que trouxe para a discussão um pouco da militância da advocacia negra nos espaços de poder, ressalta que pautas como esta devem ser continuamente debatidas. "É de grande importância falar sobre a questão da advocacia negra e esse lugar de fala da representatividade no meio advocatício para com a infância e juventude".
O vice-presidente da ESA, Luiz Gabriel Batista Neves, ressaltou que a o evento conectou pontos frequentemente debatidos na Escola. Além disso, reforçou o papel da instituição na construção do combate ao machismo e racismo.
Ainda segundo Luiz Gabriel, é fundamental debater esses temas no mês da infância e da juventude e levar esse conteúdo para o público jovem. "Nessa fase é aonde tudo começa. É quando se planta os preconceitos, as fobias, discriminações. É importante nesse mês dialogar sobre assuntos tão caros para a nossa sociedade".
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)