Notícias

[OAB no Rádio debate acompanhamento psicológico na pandemia]

OAB no Rádio debate acompanhamento psicológico na pandemia

O programa recebeu o presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, René Viana

Ansiedade, depressão e medo pós-traumático são alguns sintomas ligados à pandemia. Nos últimos meses, a Caixa dos Advogados contabilizou 700 atendimentos psicológicos a advogadas e advogados baianos.

Para tratar sobre o acompanhamento da saúde mental da advocacia, o presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, René Viana, foi o entrevistado do OAB no Rádio desta sexta-feira (27).

Realizado em parceria da OAB-BA com a Rádio ALBA, o programa é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 10h. 

Para René, algumas ferramentas podem ajudar a minorar os efeitos da pandemia. "A gente pode usar o autoconhecimento para refletir sobre os novos desafios e nos organizar para superá-los, inclusive com auxílio profissional", explicou.

O advogado também falou sobre a importância da adaptabilidade da classe diante da nova realidade. "De fato, ninguém esperava um fato que causasse mudanças tão drásticas, com incertezas até do ponto de vista financeiro. Mas o ser humano tem uma capacidade de adaptação surpreendente, e, com a advocacia, não poderia ser diferente”, pontuou.

Em relação ao home office (trabalho em casa), René destacou que as pessoas tornaram-se mais solidárias, inclusive do ponto de vista tecnológico, e que, mesmo diante de perdas, alguns ganhos foram conquistados.

"Tudo bem que perdemos nossa rotina de trabalho e de deslocamento, mas conseguimos otimizar melhor nossas atividades e estamos mais presentes na família", destacou.

Recarregando a energia

O advogado também falou sobre a importância do recesso de fim de ano para a saúde mental do advogado. "Direito ao descanso é fundamental para nossa reposição do ponto de vista psicológico. A advocacia exige muito de nós e precisamos desse descanso", explicou.

Sobre a suspensão da tramitação dos processos físicos durante a pandemia, René disse que "medidas precisam ser tomadas em razão do bem comum". "Foi um ato para preservar a saúde coletiva, por isso não vi com preocupação", completou.

Por fim, o advogado destacou ações da CAAB voltadas ao bem estar da advocacia, a exemplo da campanha de vacinação da H1N1, que imunizou mais de 10 mil advogados e contou com drive thru em Salvador, e os atendimentos psicológicos prestados na pandemia, que podem ser agendados pelo número 71 3323-8777.