[OAB-BA empossa membros de comissões do triênio 2022-2024]

OAB-BA empossa membros de comissões do triênio 2022-2024

Solenidade aconteceu no salão do Wish Hotel da Bahia, nesta terça-feira

Em solenidade realizada nesta terça-feira (19), no salão do Wish Hotel, a OAB da Bahia empossou as comissões especiais e permanentes para o triênio 2022-2024. A cerimônia contou com as presenças da presidenta da Seccional, Daniela Borges, da vice-presidenta Christianne Gurgel, da secretária-geral Esmeralda Oliveira, do secretário adjunto Ubirajara Ávila, do tesoureiro Hermes Hilarião, da coordenadora da comissões e conselheira federal, Marilda Sampaio, da conselheira seccional e coordenadora adjunta das comissões, Daniela Portugal, dos conselheiros federais Luiz Viana, Fabrício Castro, Luiz Coutinho, Sílvia Cerqueira e Mariana Oliveira.

Participaram ainda o presidente da CAAB, Maurício Leahy, a diretora da ESA, Cínzia Barreto, o presidente da Comissão da Advocacia Negra Jonata William, o ex-presidente da OAB-BA, Thomas Bacellar, além de presidentes de subseções, os membros das comissões e autoridades.

Hoje, a Seccional conta com mais de 85 comissões. A presidenta Daniela Borges destacou que a instituição faz bastante porque é composta por muitos e que é essa diversidade que torna possível à OAB atuar em tantas frentes e com tanta força e competência.

"Essa é uma posse muito importante porque marca um grande momento. Teremos ainda outros membros chegando, outras comissões sendo nomeadas porque a nossa missão pelos próximos três anos é trabalhar arduamente pela valorização da advocacia e fortalecimento da sociedade civil", disse Daniela.

A coordenadora das comissões, Marilda Sampaio, lembrou que esse movimento de abertura e expansão da Ordem em nosso estado começou com Luiz Viana. "Todo esse trabalho começou lá atrás, com Luiz Viana Queiroz, que mostrou a importância da inclusão dos colegas no sistema OAB", disse.

De acordo com Luiz Viana, a missão dos conselheiros e diretores é atrair cada vez mais colegas voluntários para auxiliar a Diretoria a receber uma orientação tecnicamente embasada para tomar uma decisão política acertada. "Hoje é uma data especialíssima pela posse de todos nós nas comissões e por essa capacidade que a Diretoria já demonstrou de agregar pessoas", destacou Luiz.

Para Fabrício Castro, as comissões são a alma e o coração da OAB. Segundo ele, neste triênio que se inicia a responsabilidade da Ordem é muito grande em função do momento pós-pandêmico. "Vivemos um momento muito difícil em que a advocacia ainda busca se ressignificar. Por isso é muito importante que as comissões possam efetivamente pulsar o que a advocacia precisa e dar condições para a Diretoria liderar a classe".

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, ressaltou a capacidade técnica dos colegas que voluntariamente se unem à gestão. "Posso ver aqui a nata da advocacia baiana em cada área de atuação. São pessoas que estão afeitas aos temas das comissões e que, mais do que isso, vão ajudar bastante na gestão".

A diretora da ESA, Cínzia Barreto, destacou a diversidade dos integrantes dos grupos de trabalho. "O que vejo aqui que me deixa feliz é a pluralidade de pessoas. Mais uma vez fico impressionada com esse movimento de abertura da OAB, que é algo tão importante e que não para", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA