Notícias

[Evento na ESA celebra dia de luta pelo fim da discriminação racial ]

Evento na ESA celebra dia de luta pelo fim da discriminação racial

Data foi instituída após massacre na África do Sul que deixou 66 mortos

A Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB da Bahia realizou, nesta segunda-feira (21), o ciclo de palestras Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento aconteceu no auditório da ESA e reuniu os palestrantes Cleifson Dias, doutorando e mestre em Direito; Sérgio São Bernardo, coordenador de Inclusão e Diversidade da OAB da Bahia; Raimunda Oliveira, conselheira seccional da OAB-BA; e a defensora pública Aléssia Bertuleza Tuxá.

Sérgio São Bernardo explica que o dia 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e faz referência à morte de 66 pessoas em um massacre ocorrido na África do Sul contra negros que reivindicavam pelo direito de passe. 

Ele disse ainda que a OAB da Bahia como instituição que defende os direitos humanos e as garantias fundamentais não poderia deixar de registrar esse dia. "As pautas humanitárias passam pela luta contra o racismo em todos os níveis da nossa sociedade. Aqui na Bahia temos uma grande participação de pessoas negras no sistema OAB e queremos que a Ordem empreenda essa luta como parte do seu papel institucional", afirmou.

Para a diretora da ESA e conselheira seccional, Cinzia Barreto, é fundamental que a Escola e a OAB-BA celebrem essa data. "É muito importante que a gente tenha atitudes, gestos e possamos nos reunir, nos abraçar, segurar nas mãos e caminhar. Essa luta é árdua e esse dia de hoje é somente uma pequena amostra dos desafios que a gente enfrenta e vence", destacou.

O organizador do evento, vice-diretor da ESA e conselheiro seccional, Luiz Gabriel Batista Neves, conta que a Escola convidou professores e militantes de diferentes espaços justamente para apresentar uma visão multidisciplinar e fazer um debate democrático e plural. "A importância desse evento é a gente pensar propostas concretas para o desenvolvimento da nossa instituição no sentido de contribuir com a sociedade na busca pela eliminação da discriminação racial", concluiu Luiz Gabriel.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA