Notícias

[Daniela Borges e Christianne Gurgel ministram aula magna da UCSAL]

Daniela Borges e Christianne Gurgel ministram aula magna da UCSAL

Encontro marcou abertura do semestre a retorno das atividades presenciais na universidade

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, e a vice-presidenta da Seccional, Christianne Gurgel, ministraram, nesta terça-feira (22), a aula magna do semestre do curso de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Com o tema o Desafios da Advocacia no Século XXI, a aula foi transmitida pelo canal da universidade no Youtube.

Sobre os desafios enfrentados pela classe, Daniela Borges destacou a necessidade de se encarar essas questões levando-se em consideração a diversidade e a pluralidade que se observa na advocacia. Hoje, por exemplo, as mulheres são mais da metade dos inscritos na OAB e, entre a jovem advocacia, elas são 64%. 

"Quando a gente fala sobre os desafios da advocacia, é preciso perceber que existem desafios que vão se apresentar para toda a classe, mas existem também aqueles que virão dentro do contexto da diversidade numa sociedade marcada por desigualdades e preconceitos. Por isso, é muito importante pensarmos políticas e ações compreendendo esta realidade", afirmou Daniela. 

Egressa e professora há 20 anos da Universidade Católica, Christianne Gurgel contou que apesar desta não ter sido a sua primeira aula magna, teve um gosto especial. "Tenho orgulho de estar com vocês nesse momento, de respirar diariamente esse ambiente e posso garantir a todas e todos que esta universidade vive a pluralidade, a diversidade e a democracia", afirmou.  

A coordenadora do curso, Germana Pinheiro, agradeceu às dirigentes da Ordem por aceitarem o convite e fazerem a abertura do semestre. "É um momento singular dentro do sistema OAB que coincide com um momento bastante rico da nossa universidade, com o retorno das nossas aulas presenciais e o reencontro emocionado de todos nós dentro do ambiente universitário", disse.

A reitora da UCSAL, Silvana Carvalho, destacou que ao longo dos anos a universidade vem formando profissionais que se destacam tanto na Bahia quanto a nível nacional e internacional. "São alunos que levam o nome da Universidade Católica com retidão, trabalho sério e isso muito nos orgulha", afirmou.

Para a professora Joelma Primo, a presença de Daniela e Christianne na aula abrilhantou de forma excepcional o evento. "A aula magna simbolicamente inaugura o semestre letivo, especialmente este semestre que está se mostrando tão desafiador", disse Joelma.

Segundo o professor Deivid Lorenzo, a presença da OAB no espaço universitário é algo que preenche o coração de todos de muita alegria. "Entendemos que a OAB e a universidade podem sim trilhar um caminho rumo a perguntas e não a respostas prontas e acabadas".

A professora e conselheira seccional Joana Rodrigues também participou da aula e parabenizou as dirigentes da OAB-BA e a Universidade Católica pela iniciativa.