[Com palestra de Luiz Viana, tem início I Congresso on-line da ESA-BA]

Com palestra de Luiz Viana, tem início I Congresso on-line da ESA-BA

O evento segue até o dia 10 com transmissão no canal do Youtube da ESA

Na noite desta quinta-feira (8), teve início o I Congresso online da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB da Bahia. O evento segue até sábado (10), com transmissão pelo canal da ESA no Youtube. Confira a programação no site da ESA

Com o tema Os Desafios da Advocacia nos Tempos Atuais, o evento busca proporcionar o diálogo e reflexão sobre os desafios da advocacia nos tempos atuais, abordando áreas como Direito Penal, Civil, Novo Perfil da Advocacia e Práticas colaborativas. A palestra magna de abertura foi realizada pelo vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz.

O evento contou com as presenças do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, da diretora da ESA, Thais Bandeira, do tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião, da secretária-geral da Seccional, Marilda Sampaio, do vice-diretor da ESA, Luiz Gabriel, da presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, da vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Emília Ribeiro, do conselheiro federal Ubirajara Ávila, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, do conselheiro seccional Adriano Batista e diversos outros representantes da advocacia baiana.

Thais Bandeira destacou que o ano de 2020 foi bastante difícil para a classe em virtude da pandemia. A ESA estava com uma série de eventos presenciais programados para a capital e interior que precisaram ser suspensos por conta da necessidade de isolamento social.

"Imaginávamos como iríamos sobreviver levando esse conhecimento aos colegas, sobretudo do interior, e começamos fazendo lives até que descobrimos a ferramenta do Zoom, que é algo que veio para ficar, encurtar distâncias e fazer com que a gente perceba que mesmo cada um em sua casa a gente consegue estar juntos", disse.

Desde o início da pandemia, todos os cursos da ESA estão gratuitos no site. O vice-presidente da Escola, Luiz Gabriel, destacou o apoio que a ESA vem recebendo da Diretoria Seccional, da CAAB e todos os outros elos do sistema. "Esse Congresso talvez consolide esse momento de levar conhecimento às pessoas. Quero dizer a todos que estão nos assistindo que aproveitem as palestras", disse.

O presidente da OAB da Bahia destacou o trabalho que levou ao crescimento exponencial alcançado pela Escola na atual gestão. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2018, a Seccional organizou 848 cursos, com 44.333 participantes. Em dois anos e meio de gestão, já foram 509 cursos com mais de 160 mil presenças.

"Isso está acontecendo porque antes da pandemia, ainda no início da gestão, começamos os projetos da OAB Digital e ESA Online. Era uma mudança de rota que a Diretoria da OAB da Bahia juntamente com a Diretoria da Escola já considerava necessária", informou.

O coordenador da Comissões, Adriano Batista, ressaltou que esse seminário é importante porque a advocacia está passando por transformações não apenas no Direito, mas na forma de advogar. "Acho que algumas coisas precisam ser melhor resolvidas, até para que os atritos diminuam, e iniciativas como esta trabalham em função disso".

Marilda Sampaio ressaltou que nesse último ano, apesar da pandemia, a Seccional, com o apoio da ESA, levou a capacitação aos cerca de 280 colaboradores do sistema OAB na Bahia. "Esses colaboradores tiveram a oportunidade de ter acesso aos professores da ESA com cursos pensados na melhora do atendimento à classe".

O tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião, parabenizou a ESA pelo trabalho realizado e o cuidado que a Escola vem tendo com a advocacia e colaboradores da Ordem. "Fui presidente da OAB Jovem e fizemos muitas parcerias com a ESA. Eu só a tenho a agradecer por esse cuidado com a advocacia e, sobretudo, com a jovem advocacia", afirmou.

Em nome da Jovem Advocacia, Sarah Barros agradeceu a parceria com a ESA e destacou que isso impulsionou os cursos que já eram feitos presencialmente. "A gente prima muito na OAB da Bahia em levar conhecimento e isso foi algo que a gente se pegou desde o início da pandemia", afirmou.

Ex-diretor da ESA-BA, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, ressaltou a sua alegria em ver o trabalho da Escola cada mais desenvolvido. "Quando a gente planta uma árvore, a gente quer que ela cresça, floresça e dê bons frutos. A Escola está em excelentes mãos e eu fico muito honrado de assistir esse sucesso hoje representado pela atual gestão".

Palestra magna
Luiz Viana destacou que, apesar de serem inúmeros os desafios da advocacia nos tempos atuais, é importante atentar para três aspectos: o primeiro deles é a fuga das polaridades, o segundo estudar, trabalhar e aprender as tecnologias e, finalmente, ter esperança.

Ele explicou que as polaridades são construções que oferecem a leitura da realidade como se houvesse o bem e o mal, o falso e o verdadeiro. "É fácil lidar com essas polaridades porque nos ensinaram falsamente que a realidade está dividida em dois polos antagônicos e quem está em um polo enxerga os que estão no outro como se fossem inimigos", disse.

O vice-presidente da OAB Nacional ressaltou ainda que essa polaridade camufla a complexidade da realidade social. "Não existem homens e mulheres que são bons e homens e mulheres que são maus. Existem homens e mulheres que a depender da circunstância e do espaço podem se comportar de uma forma que podemos fazer juízo de valor negando ou afirmando certas condutas", alertou.

Viana continuou dizendo que essa bipolaridade "não ajuda a gente a entender a complexidade da realidade social brasileira, não ajuda a gente a entender o que é a advocacia e não nos ajuda a entender o que a gente está fazendo", concluiu.